quinta-feira, 14 de maio de 2009

Acadêmicos de Direito de Ibaiti fazem Júri Simulado





Acadêmicos do 4º ano do curso de Direito da Feati – Faculdade de Administração Tecnologia e Direito de Ibaiti realizaram nas noites desta terça e quarta-feira (12 e 13) no Salão do Fórum Desembargador Hugo Simas de Ibaiti uma Audiência e um Júri Simulados.

Os alunos encenaram uma audiência com personagens fictícios, mas com fatos reais. Tudo foi montado como se fosse realidade. Policiais Militares e funcionários da Justiça participaram dos trabalhos. A audiência Cível foi presidida pelo Dr. Leonardo Bechara Stanciolli, Juiz Substituto da Comarca de Ibaiti e Drª. Daniela Saviani Lemos, Promotora de Justiça. Os alunos atuaram como advogados das partes envolvidas no processo. Alguns alunos fizeram o papel das testemunhas e vítima.

No Júri Simulado os acadêmicos encenaram um crime de homicídio ocorrido no ano de 1997. O juiz presidiu a sessão e todos os participantes foram acadêmicos do curso de Direito da Feati. Alunos fizeram o papel de promotor, advogado de defesa, testemunhas e réu. A todo o momento Dr. Leonardo interrompia a sessão para corrigir pequenos erros e ensinar aos alunos o procedimento correto. O Juiz foi o professor dos futuros profissionais do Direito.

O Simulado foi organizado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da Feati que tem a coordenação da professora Lidiani Fadel Bueno Gomes. 

Estiveram presentes na ocasião vários advogados da cidade. Este é o primeiro Júri Simulado realizado pelos acadêmicos da Feati e outros já estão marcados para acontecer ainda este ano. 

A sessão do júri foi aberta com um discurso da Drª. Kelli Cristiani Diogo Bahena, Promotora de Justiça e Coordenadora do Curso de Direito da Feati. “Os acadêmicos do Curso de Direito estão vendo hoje aqui o que é a vida, o dia-dia do profissional do direito. Certamente esta data ficará marcada para sempre na história da Faculdade de Direito de Ibaiti”, disse Drª. Kelli. 

“O que os senhores verão aqui é o que acontece na vida real. Os senhores estarão operando com o Direito das pessoas. Com a Liberdade, com a Vida do próximo. Tirem o máximo proveito disso. Hoje é permitido errar. Quando formados não. Vocês deverão ser profissionais sérios e éticos e acima de tudo praticantes do Bom Direito”. Disse Dr. Leonardo. 

Objetivo

O objetivo do Júri Simulado é debater um tema pré estabelecido, levando os participantes (acadêmicos) a tomar um posicionamento; exercitar a expressão e o raciocínio. Amadurecer o senso crítico.

Participantes:

Juiz: Dirige e coordena as intervenções e o andamento do júri (Dr. Leonardo Bechara Stanciolli – Juiz da Comarca de Ibaiti).

Jurados: Ouvirão todo o processo e no final das exposições, declaram o vencedor, estabelecendo a pena a se cumprir (acadêmicos do 1 ao 3 anos).

Advogados de defesa: Defendem o “réu” e respondem às acusações feitas pelos promotores (acadêmicos do 4º ano).

Promotor: Deve acusar o “réu”, a fim de condená-lo (Drª. Daniela Saviani Lemos – Promotora de Justiça da Comarca de Ibaiti “cível” e acadêmicos do 4ª ano “criminal”).

Testemunhas: Falam a favor ou contra o acusado, pondo em evidência as contradições, e argumentando junto com os promotores ou advogados de defesa (acadêmicos do 4º ano).

Ao final os acadêmicos saíram satisfeitos e ansiosos para os próximos trabalhos simulados.

A primeira turma de direito da Feati deverá se formar no final de 2010. Os alunos já estão se preparando para o exame da OAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário