sexta-feira, 3 de junho de 2011

Agricultores de 29 cidades se reúnem em Wenceslau Braz


  Agricultores de 29 cidades se reúnem em Wenceslau Braz
A Emater promoveu no Point Club quarta e quinta-feiras, dias 1º e dois, - com apoio da prefeitura - através da secretaria de Agricultura, o Encontro de Planejamento Participativo dirigido para agricultores, técnicos e lideranças do setor agrícola de 29 municípios, que pertencem ao território Integração do Norte Pioneiro.
O engenheiro agrônomo Sidney Barros Monteiro, coordenador regional da Emater de Wenceslau Braz informou que estiveram presentes cerca de 700 agricultores e a tônica do evento foi o debate da nova lei da ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, (nº12. 188/2010) aprovada pelo Senado no dia 15 de dezembro de 2009. “A nova lei atualmente é realizada através de chamadas públicas, porém antes era efetuada através de convênios entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário e entidades prestadoras de serviços”, destacou o engenheiro.
O novo segmento beneficia agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas, remanescentes de quilombos e demais comunidades extrativistas, bem como aquicultores, silvicultores e pescadores. Outro tópico abordado foi o PNATER – Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão, que motiva o desenvolvimento rural sustentável, apoiando iniciativas econômicas, além de ressaltar as potencialidades e vocações regionais. “No Estado existem apenas quatro territórios e as primeiras chamadas públicas foram direcionadas para as regiões de Cantuquiriguaçú, Paraná Centro, Vale da Ribeira e Norte Pioneiro do Paraná, território reconhecido pelas parcerias da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e prefeituras municipais” ressaltou Monteiro.
 A chamada pública prevê o atendimento a 2.500 agricultores familiares de 29 municípios, que na sua primeira etapa, realizou diagnósticos das unidades produtivas familiares, selecionando ATER para o território da cidadania norte pioneiro.
O objetivo do encontro foi integrar os trabalhos da ATER, onde os agricultores familiares farão conjunto com técnicos da EMATER, elaborando projetos de ações de três eixos: diversificação das propriedades, segurança alimentar e nutricional, além da organização econômica e produção familiar.
 Roberto Luiz Rodacki disse que a EMATER local conta com apoio do prefeito Atahyde Ferreira dos Santos Júnior, através da secretaria municipal de agricultura, que participa de todas as etapas de trabalho que beneficia os agricultores familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário