quarta-feira, 27 de julho de 2011

Wenceslau Braz faz campanha contra o câncer de mama


  Wenceslau Braz faz campanha contra o câncer de mama
A secretaria municipal de Saúde promove a campanha de Preventivo e Mamografia entre os dias 25 e 29 de julho das 17 às 21 horas em todos os postos de saúde de Wenceslau Braz.
O secretário municipal de Saúde, Tárcio Rogério Dias de Oliveira, informou que profissionais da área visitam famílias de diversos bairros, falando da importância das mulheres realizarem os exames preventivos do câncer de mama e do colo de útero. “Há cerca de um mês nossa equipe, acompanhada da primeira-dama Marta Célia dos Santos, visitou centenas de famílias na Vila Santa Madalena, Vila Nova e Vila Formosa, incentivando-as na participação dessa importante campanha”, comentou Tárcio.
A enfermeira-padrão do Programa de Saúde da Família (PSF) Daniele Fernanda Pietro, afirmou que a mamografia é indicada para todas as mulheres acima de 40 anos e o pedido é feito pelo enfermeiro do posto de saúde. “Mulheres menores de 40 anos que tiveram câncer de mama na família podem fazer o exame, com pedido e indicação médica” salientou ela.
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido a sua alta freqüência e, sobretudo pelos efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.
Já o exame preventivo de colo do útero (Papanicolau) deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez por ano. “Se o resultado do exame de colo do útero for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de três em três anos”, observou o secretário, ressaltando que coleta-se o material do colo uterino para exame em laboratório.
A primeira-dama Marta Célia dos Santos, que está totalmente inserida na campanha, disse que o exame é simples, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha. “Faço um apelo para quem conhece alguma mulher que ainda não fez o exame de Papanicolau, que fale da sua importância, lembrando que a prevenção é sempre o melhor remédio”, lembrou Marta Célia.
Sintomas
No Brasil o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres. Os sintomas de câncer de mama palpável são os nódulos ou tumores nos seios, acompanhados de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama ou surgir nódulos palpáveis nas axilas.
Já em relação ao exame de Papanicolau, nos últimos 50 anos a incidência e a mortalidade por câncer de colo do útero vêm diminuindo graças às novas técnicas de rastreamento, por isso é um dos mais importantes exames para a prevenção da saúde da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário