sábado, 19 de janeiro de 2013

Jundiaí do Sul - Marcinho assume prefeitura de Jundiaí do Sul hoje



Assume hoje, a prefeitura de Jundiaí do Sul, o atual presidente da Câmara Márcio Leandro da Silva (PMDB), substituindo o prefeito eleito Jair Sanches do Nascimento (PR) que teve seu mandato cassado esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Uma sessão extraordinária está marcada para manhã de hoje na Câmara de Vereadores. Marcinho, como é conhecido, recebeu na tarde de ontem, o comunicado do Fórum Eleitoral de Ribeirão do Pinhal determinando sua posse.
Jair teve seu mandato cassado antes mesmo de assumir o cargo, em dezembro, após uma ação de investigação judicial do Ministério Público, mas uma liminar garantiu sua diplomação e posse. Porém, anteontem, o TRE-PR suspendeu a liminar e confirmou a sentença proferida pelo juiz eleitoral de Ribeirão do Pinhal, Antonio Sergio Bernardinetti David Hernandes, que acatou denúncia apresentada pelo promotor do Ministério Público Eleitoral, Ricardo Basso, que acusa Jair de abuso de poder político em razão de concessão de gratificação a servidores públicos em período eleitoral.
Jundiaí do Sul repete um cenário já conhecido pela população. Na gestão passada Marcinho do Saleto, também assumiu interinamente a prefeitura após a cassação do prefeito da época, Valter Abras, que no final do mandato acabou voltando ao cargo, mas terminou cassado outra vez por conta de sua condenação e prisão.
Como prefeito, Marcinho disse que pretende dar continuidade aos projetos elaborados por Jair, que também ocupava a administração do município desde o início do ano passado, após a prisão de Abras. “Meu plano é tocar os projetos já encaminhados pelo Jair e lutar pela cidade. Pretendo contar com apoios políticos de deputados parceiros nossos e também do governo estadual”, declarou.
A cidade inicia 2013 mais uma vez mergulhada em processos eleitorais depois de passar por um período tumultuado - entre 2009 e 2012- quando teve quatro prefeitos em quatro anos.
Com a determinação da cassação de Jair, a mesma decisão do TRE impede a realização imediata de nova eleição, que só poderia ocorrer após o transcurso do processo. Enquanto o político não for julgado está descartada a realização de novas eleições no município. O processo de Jair não está encerrado e Marcinho ocupará o cargo de prefeito por pelo menos dois anos, período que corresponde à presidência da Câmara. Já o cargo de novo presidente do legislativo será do vereador Joel Barbosa Vieira (PSC), que era vice presidente da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário