quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Santo Antônio da Platina - Alta de preços na Fanorpi repercute em rede sociais

Grupo educacional paulista compra Fanorpi 

A revolta dos alunos da Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi) com o aumento de até 100% nos preços das mensalidades dos oito cursos oferecidos repercutiu intensamente nesta terça-feira nas redes sociais. No facebook, uma reprodução da reportagem da Tribuna do Vale sobre o caso, feita pelo estudante do 7º período de Jornalismo, Alan Junior de Queiroz, teve mais de 150 compartilhamentos, com 33 comentários indignados.
Queiroz reclama que a falta de diálogo com os alunos e imprensa prejudica a transparência e só reforça a veracidade das denúncias de irregularidades pelas quais o Grupo Uniesp é investigado pela Polícia Federal. “Lemos casos de que o grupo tem o costume de aumentar os preços das mensalidades para valores irreais, obrigando uma parcela dos alunos a continuar o curso pelo FIES, pois pelo financiamento do governo federal não existe inadimplência. Até agora é esse o cenário aqui”, denuncia.
Em um dos comentários, Géssica Ferreira, que diz ser aluna da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (Feati) - também adquirida recentemente pelo Grupo Uniesp – relatou que um representante do grupo disse aos alunos que eles iriam ver reportagens negativas em jornais e sites, mas que as informações não seriam verdadeiras. “Agora estou com medo. Nosso certificado, nosso futuro, nosso dinheiro está na mão desses espertos”, postou Géssica.
As mensagens continuam com alguns estudantes conclamando os colegas a procurar a Justiça. O jornalista Marco Martins, que recentemente matriculou a filha no curso de Direito, definiu a prática como estelionato. “Paguei a matrícula e a primeira mensalidade nos valores antigos, mas agora, na surdina, a faculdade sobe os valores sem aviso prévio. Que profissionais eles pretendem formar, agindo desta forma, sem ética?”.
Diante das reclamações, a diretora do Procon em Santo Antônio da Platina, Elaine Alves Garcia, orienta os alunos que se sentirem lesados a procurar a unidade. “Estamos à disposição para analisar o caso. Que os alunos nos procurem já com os documentos em mãos, assim poderemos auxiliar com maior precisão e, se comprovada alguma prática abusiva, tomar as medidas cabíveis”. A unidade do Procon em Santo Antônio da Platina está localizado na rua Rui Barbosa, 567, no centro da cidade. O telefone é (43) 3534-9803. 

tanosite




Nenhum comentário:

Postar um comentário