segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Santo Antônio da Platina - Obra contará toda a história do Norte Pioneiro

  Obra contará toda a história do Norte Pioneiro
O professor aposentado Israel Pereira de Castro(foto) anunciou o lançamento em 2013 de seu aguardado livro sobre a história da região.Com o nome "Santo Antônio da Platina e o Norte Pioneiro", contará todos os detalhes do passado até os dias atuais.
Agora aos 76 anos, lembra ter sido um dos fundadores e o primeiro diretor da Faculdade do Norte Pioneiro, em Jacarezinho.Foi durante décadas também, professor de Português no Colégio Estadual Rio Branco, em Santo Antônio da Platina, cidade onde reside mesmo após a morte da esposa, América, e da mudança da filha,a médica Cybele, para Curitiba.
Israel adianta que elaborou a história em três partes que, juntas, formam uma pirâmide: o ápice, representando os primórdios, a colonização,as antigas fazendas,a genealogia das famílias; a fase intermediária, as emancipações políticas e,por fim, a base, que é Santo Antônio da Platina, município a quem destinou maior volume de estudos e números de páginas. 
Demorou 16 anos para concluir o livro. 
Começou com a mesorregião, de 46 municípios, incluindo Cornélio Procópio e Bandeirantes,por exemplo, e se debruçou sobre os 26 do Norte Pioneiro(Arapoti e Jaguariaíva, poucos sabem, pertencem aos Campos Gerais).
Fez pesquisas de campo, em bibliotecas e entrevistas com idosos e pioneiros,além de consultas a documentos.
O acervo fotográfico não é grande, revela,informando que buscou narrar mesmo a história,embora sem o imediatismo do Jornalismo."Verba volant, scripta manent", afirma, citando a conhecida frase latina “as palavras voam, a escrita permanece".
O livro será editado e publicado ainda em 2013,porém o lançamento oficial será feito de maneira festiva apenas no dia 20 de agosto de 2014, quando Santo Antônio da Platina chegará ao centenário.
 
npdiario

Nenhum comentário:

Postar um comentário