sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ibaiti - Aumenta produção de morango no município

 Aumenta produção de morango em Ibaiti
Clima adequado, investimentos públicos e privados e uma iniciativa pioneira no Paraná são fatores determinantes para que o Ibaiti possa se tornar um dos maiores produtores do morango do Estado. Quem aposta nisso é o produtor Renato Wesley Torres Oliveira, que tem investido alto na produção da fruta e oferecido uma parceria vantajosa para pequenos produtores: oferece assistência técnica e comercialização prévia de toda produção de quem se interessar pela cultura no município.
“Ensinar a se produzir morango ninguém faz no Paraná. Nós fazemos porque uma grande produção é bom pra todo mundo. Bom para os pequenos produtores, bom pra mim e bom para o município, que ganha geração de empregos e renda”, afirma Renato, que produz duas safras por ano,fato raro, já que a maioria absoluta dos produtores colhe morango apenas uma vez em 12 meses.
Atualmente com aproximadamente 500 mil pés, Renato vislumbra o crescimento da produção do morango no município. “O que eu quero é que a plantação de morango se popularize, já que pode ser em pequenas propriedades e ainda ser bem lucrativa”, aponta. “Uma família com um pequeno pedaço de terra pode ter fonte de renda de todos os integrantes. Com o conhecimento técnico a plantação é muito rentável”, garante.
Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo de Ibaiti, Luiz Celso Gonçalves, esse é o primeiro passo para que o município entre no mapa entre os grandes produtores do morango do Estado. “Nesse ritmo tenho certeza que logo Ibaiti estará produzindo números capazes de competir com qualquer outra cidade do Paraná”, projeta, lembrando que a secretaria disponibilizará o maquinário adequado para as melhorias nas propriedades, além de acompanhar os contratos firmados e a capacitação dos produtores

npdiario

Nenhum comentário:

Postar um comentário