quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ibaiti- Parque Ecológico da Mina Velha

A pedido do Leitor JP Junior
Vale a pena conhecer 


Localizado há menos de 1km do centro da cidade, o parque conta com uma beleza exuberante. Os túneis que há mais de 100 anos começaram a desbravar o subsolo do município em busca de carvão convivem com uma paisagem natural capaz de encantar qualquer um.
Logo na entrada do parque a impressão é de que o lugar vai apresentar cenários que raramente são encontrados – o que de fato deixa de ser uma mera impressão para se tornar realidade em pouquíssimo tempo. Uma antiga chaminé, de quando o local ainda vivia da mineração, dá o primeiro tom da vasta combinação de beleza e história que se encontra por ali.


Conforme os lances de escada começam a ficar cansativos, a paisagem em volta vai ficando cada vez mais atraente. As pedras rodeiam o caminho e o inconfundível barulho de uma cachoeira fica nítido. Logo se chega aos túneis da antiga mina de carvão. O espaço que outrora era tomado por mineradores agora fica restrito a morcegos (que fazem questão de aparecer e dar as boas vindas aos visitantes), além das aranhas.
E a “cereja do bolo” fica exatamente em um desses túneis. A passagem que leva a outras galerias subterrâneas passa por detrás de uma cachoeira e tem abertura que proporciona aos visitantes uma visão ímpar, por poder de ver as águas caindo bem a sua frente. Simplesmente indescritível.


Para finalizar o cenário digno de filmes (especialmente os do Indiana Jones), mais um lance de degraus leva os visitantes até o pé da cachoeira, onde mais uma vez a paisagem impressiona tanto pela beleza quanto pela grandeza.
Lamentavelmente, em alguns pontos do parque é possível notar a ação de vândalos e da falta de manutenção do local. Para resolver esse problema, o secretário de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo de Ibaiti, Luiz Celso Gonçalves, tenta promover grandes modificações e tem planos ambiciosos para que o parque se torne um ponto turístico de reconhecimento nacional. “Infelizmente isso aqui passou um tempo sem o cuidado ideal. Agora fechamos para a visitação e vamos arrumar muitas coisas, queremos que isso seja um ponto turístico conhecido no Paraná e até no Brasil inteiro”, projeta. “É difícil encontrar na região um lugar tão bonito quanto esse”.
Para que o parque volte a receber turistas, Luiz pretende contratar funcionários, que atuarão como guias turísticos, reforçar os túneis além de implantar outros itens de segurança. “Essas minas vão até o centro da cidade. Temos que fazer um estudo, mas podemos explorar o turismo nelas também, desde que tenham os reforços suficientes e ventilação adequada”, esclarece. Outro ponto que deverá ser mudado é o controle de visitantes. “Entrarão no máximo 20 pessoas por vez, todas acompanhadas pelos guias. Assim a visita fica mais segura para eles e evita vandalismo”.

 
Luiz ainda pretende criar uma lanchonete para atender os visitantes e um museu contando a história do local. “Temos muitas idéias. Claro que é um passo de cada vez, mas queremos fazer desse parque um grande ponto turístico. Vamos colocar uma lanchonete, claro que sem bebidas alcoólicas, talvez vender algumas lembranças do parque, além do museu, com fotos, jornais e documentos históricos”, afirma o secretário, que  deixa explicito que sem o apoio e a boa intenção do prefeito Beto Regazzo (PSB), nada disso seria possível.
“O prefeito comprou a ideia e ele próprio já viajou para a capital para cuidar de documentações em favor do parque. Acreditamos que nesta gestão o Parque da Mina Velha irá se transformar num grandioso cartão postal”, finaliza.


História

Impossível falar da história do parque sem citar Osmar Antônio Leite, o Mineiro, que trabalha no local desde a sua construção, inclusive fazendo parte dela. Mas a história da Mina Velha, como o próprio nome diz, é de longa data.
De acordo com Mineiro, a exploração de carvão teve início em torno de 1909 e durou até a década de 40. Após isso, o local viveu anos no ostracismo, até que em 1985 uma lei municipal criou o Parque Ecológico da Mina Velha, sendo um dos únicos a proporcionar tamanhas belezas.
Agora, um projeto da atual administração pretende transformar o local no único parque estadual do Norte Pioneiro, podendo introduzir a Mina Velha no principal cenário turístico nacional.
Agora, com a nova gestão pública, Mineiro vai voltar a atuar na Mina Velha, local que considera sua segunda casa. “Minha esposa sempre brincava comigo que os banheiros do parque eram mais limpos que os banheiros de casa”, diz. Brincadeiras a parte, Mineiro mostra conhecimento de cada detalhe do lugar, desde árvores até os acontecimentos históricos. Em meio a tanto conhecimento sobra espaço para planos e projeções. “Quero ver esse lugar bem cuidado, recebendo turistas de todos os lugares, como acontecia antigamente. Já chegamos a receber um ônibus com estudantes de Macaé/RJ para fazer estudo daqui”, relembra. Um livro ata guardado pelo zelador traz registro de visitantes da Nova Zelândia.
Após a visita fica a certeza que o Parque Ecológico da Mina Velha é uma prova viva de que a mão humana, história e natureza podem conviver em perfeita harmonia. E mais que isso, proporcionar ambientes que mesclem tudo isso e se tornem capazes de se tornar ícones, seja no quesito histórico, ambiental ou turístico. Ou em tudo isso ao mesmo tempo.

folhaextra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário