domingo, 10 de fevereiro de 2013

Joaquim Távora - Caso do sequestro na cidade - ‘Sinto alívio e medo ao mesmo tempo’

Sair de casa sem ser perseguida pelo medo e retomar a rotina de atividade física, trabalho e faculdade ainda são desafios para Lidiane Soares, de 27 anos, moradora de Joaquim Távora, cidade localizada no Norte Pioneiro e com 11 mil habitantes. A jovem estudante de Biologia teve toda a vida exposta diante do sequestro arquitetado pelo ex-companheiro Joelson Gomes Ferreira, de 28 anos, no dia 10 de janeiro. Ela foi mantida refém durante 31 horas e confessou que achava que seria morta.
Lidiane abriu as portas de casa e conversou com exclusividade com a FOLHA sobre o episódio que abalou toda a região e foi noticiado nacionalmente. Ao receber a equipe, se mostra cordial e muito tranquila, mas em vários momentos da entrevista Lidiane fez pausas e respondeu com voz trêmula.
"Eu não tenho ódio dele, mas também não consigo explicar o sentimento. Ainda tenho flashes da sensação de morte que tive durante o sequestro. Meu humor oscila bastante e tenho dormido muito mal. O Nicolas continua muito assustado. Está sendo difícil para todos nós retomar a rotina", desabafou, ao citar o filho do casal, de apenas 4 anos.
Depois de relembrar os momentos de terror, Lidiane comentou que ele tinha um comportamento diferente apenas com ela. Com os amigos e conhecidos, se mostrava muito carismático. Ferreira tem duas irmãs e um irmão, e perdeu o pai aos 21 anos e a mãe, aos 11. Ambos faleceram por problemas de saúde.
Até o julgamento, Ferreira permanece detido na Delegacia de Joaquim Távora. Indiciado pelos crimes de cárcere privado qualificado e porte de arma de fogo de uso restrito, poderá pegar até 11 anos de prisão. "Sinto um alívio, mas ao mesmo tempo, medo, porque uma hora ele vai sair da cadeia. Não posso voltar atrás, mas gostaria que agora em diante tudo fosse diferente. No meu caso, o desfecho foi feliz, mas tem tantos outros em que as mulheres perdem a vida. Depois de tudo isso, passei a confiar mais em Deus", observou.
Comovida com tudo que passou desde o início de namoro, Lidiane fez um apelo às mulheres que passam pela mesma situação. "É importante que se faça a denúncia, mesmo sabendo que a Justiça não dá o amparo e a proteção que precisamos. Muitas mulheres que são assassinadas pelo companheiro já tinham feito denúncias e registrado boletins de ocorrência. Infelizmente, eu não sou a primeira e nem serei a última. A lei de proteção à mulher tem que ser cumprida", concluiu.
No final da entrevista, dona Lídia surge com um suco de maracujá para acalmar os ânimos e Nicolas aparece para brincar. A equipe se despede e Lidiane nos acompanha. Ela acena do portão, acompanhada pelo pai e pela mãe. E mesmo de longe dá para perceber que todos carregam no olhar a esperança de dias melhores.
 
folhadelondrina

Um comentário:

  1. Bom é fácil falar para um jornal onde está longe da cidade onde ela aprontou um monte, e saiu fugida da cidade de curitiba, após quase conseguir separação de seu chefe com sua esposa, o filho dela que ela diz estar ainda assustado, foi criado apenas pelo meu irmão, e por mim que ficava com ele enquanto meu irmão trabalhava, e outra coisa será que ela falou que forçou meu irmão a ficar com ela, pois eles tinham apenas ficado e sofreram um acidente de motos juntos , onde ela ficou machucada e ficou sem os dentes da frente, então ela falou que meu irmão tinha que ficar com ela, pois ele tinha feito aquilo com ela.
    outra coisa que ela não disse, que ela fez meu irmão abandonar a igreja, apenas pq ela não gostava do grupo de jovens da nossa religião.
    é uma vergonha se fazer de vitima mesmo heim.

    ResponderExcluir