quinta-feira, 7 de março de 2013

Jundiaí do Sul - Bordadeira guarda presente do Papa


A bordadeira Alcione Aparecida Leite Kozlowiski, 33 anos, moradora de Jundiaí do Sul, guarda um terço enviado pelo Papa Bento XVI. A lembrança foi enviada pelo Vaticano como agradecimento por uma peça litúrgica bordada por Alcione presenteada pelo Papa por meio do então bispo de Jacarezinho, Dom Fernando José Penteado no fim da década passada. Com o presente, veio também um cartão assinado por Bento XVI.
Há 15 anos, Alcione borda peças litúrgicas por encomenda. Ela conta que diversos padres, freis e párocos da região encomendam peças para uso pessoal e também para ornamento em igrejas e paróquias. Além disso, ela também atende pedidos para outros estados e até para outros países.
A bordadeira trabalha em casa com a ajuda da mãe, Raquel Strombeck Leite, que complementa algumas peças. Ela produz de três a quatro peças por semana, dependendo do tamanho e do trabalho ornamental. As peças variam entre R$ 350 a R$ 800 e as encomendas mais comuns são de estolas e casulas. Alcione afirma que também há muitas encomendas de peças para serem usadas em ornamentos domiciliares.

A bordadeira usa duas máquinas, uma delas semi-industrial, e um computador onde cataloga os modelos. Como todas as peças são feitas por encomenda, a produção é exclusiva e atende aos requisitos estipulados pelos religiosos.
A relação entre a bordadeira e a religião católica vem da infância. Os pais sempre foram muito religiosos e ela chegou a frequentar a Congregação Irmãs Paulinas em Porto Alegre e passou três meses num convento na cidade de Francavilla Fontana, no sul da Itália. Também participou da comunidade Canção Nova. O caminho vocacional foi interrompido quando Alcione conheceu o dentista Marciano Kozlowiski com quem casou e teve dois filhos, Mariane, 3 anos e Matheus, 1 ano e três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário