quinta-feira, 7 de março de 2013

Wenceslau Braz - Dengue, Quatro casos na cidade

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná apresentou a situação da dengue com os dados do novo período de acompanhamento.
Levantamento da Sala de Situação da Dengue aponta que 45% dos criadouros do Aedes aegypti encontrados em 2012 era considerado lixo ou outro tipo de resíduo sólido. A maioria é reciclável, como recipientes plásticos, garrafas e latas. 

Isso reforça a necessidade das prefeituras promoverem campanhas para estimular que os moradores mantenham seus imóveis limpos e realizem a separação do lixo.Para o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, embora a limpeza de quintais seja de
responsabilidade do morador, é preciso que as prefeituras estimulem a coleta seletiva e
estruturem serviços que deem destino adequado ao lixo reciclável.
Outros locais que merecem atenção especial dentro de casa são os vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais e outros depósitos móveis. Em 2012 eles correspondiam a 21% do total de criadouros. Eventualmente o mosquito deposita seus ovos nestes locais, por isso é importante evitar o acúmulo de água que facilita o ciclo de desenvolvimento do Aedes aegypti. Com as chuvas diárias que vem ocorrendo em algumas regiões do Estado, o número de criadouros do mosquito tendem a aumentar se não houver um cuidado constante com a limpeza de quintais, lajes e calhas. Nestes primeiros meses de 2013 o Paraná já registra 95 municípios com índices de infestação superiores a 4%, o que significa que a cada 100 residências visitadas, ao menos quatro tinham larvas do mosquito.Isso mostra que o clima está totalmente favorável para a reprodução do mosquito, mas ainda há tempo de evitar que a doença se alastre. Em municípios onde o combate à dengue começou a ser enfrentado como um problema de todos, os números estão caindo. 
NÚMEROS
O boletim da dengue desta semana informa a ocorrência 7.388 casos da doença no Paraná desde agosto de 2012. Neste período foram contabilizados 33 casos graves de dengue e seis mortes. 
Em Wenceslau Braz que até a semana passada não fazia parte desta estatística agora já conta com 4 notificações.
 
ariozil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário