sábado, 30 de março de 2013

Wenceslau Braz - Profissionais da saúde alertam sobre a dengue

Profissionais da saúde alertam sobre a dengue em Wenceslau Braz
Com o slogan ‘Não crie mosquito em casa’ a secretaria municipal da Saúde de Wenceslau Braz promoveu nesta quinta-feira, dia 28 , uma passeata com objetivo de alertar a população a prevenir-se contra o perigo do surgimento de focos de larvas do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. O movimento partiu de frente da Unidade Central do ESF – Estratégias de Saúde da Família e percorreu as ruas centrais da cidade.
O evento contou com carro de som e dezenas de profissionais da Saúde empunhando cartazes e distribuindo filipetas, contendo informações e cuidados para evitar o surgimento das larvas. 
A coordenadora e enfermeira responsável pelo ESF local, Francine Teixeira dos Santos disse que o mosquito da dengue se desenvolve em uma semana e a melhor forma de prevenir a dengue e diminuir os riscos de epidemia é evitar água parada.
Ela ressalta que eliminando os focos, é possível impedir a reprodução dos mosquitos. Por isso é importante deixar o agente de endemias entrar em sua casa e mantê-la livre da dengue. Fique atento e se você tiver sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos ou dor no corpo, não se automedique, procure a Unidade de Saúde mais próxima.
O coordenador de endemias, Alexandre da Silva disse que toda vez que os moradores entrarem ou saírem de casa, devem descartar adequadamente tudo o que acumula água. “Mantenha bem tampados tonéis e barris de água, assim como as calhas, canos e ralos desentupidos. Coloque areia nos pratos de vasos de planta, vire garrafas e vasilhames. Não deixe pneus onde possa acumular água, tampe a caixa d’água e as lixeiras”, ressaltou Silva, lembrando que é importante manter o ambiente onde se vive livre de entulhos.
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA), na segunda-feira, dia 25, o número de cidades com epidemia de dengue no Paraná aumentou de 32 para 46. Segundo informou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sizefredo Paz, apesar da queda nas temperaturas, as regiões norte, noroeste e oeste do estado apresentam condições climáticas favoráveis à reprodução e desenvolvimento do mosquito da dengue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário