sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Projeto cria hábito de leitura entre pais e filhos

Desde o início do ano, virou rotina. A pequena Flávia, que está no 3º ano do Ensino Fundamental, espera o pai chegar do trabalho para fazer o dever de casa e lerem juntos. O pai, Elias José da Silva, afirmou que o projeto implantado na escola pública onde a filha estuda, em Jaboti, melhorou até o relacionamento entre os dois, depois que Flávia chegou um dia em casa com uma sacolinha de pano que continha um livro e um caderno dentro.

A orientação era para que o pai lesse o livro com a filha e depois relatasse a experiência no caderninho. Deu certo. “O tempo para ficarmos juntos é curto, apesar de já estarmos um pouco acostumados a ler com ela em casa, quase nunca sobra um tempo para esse tipo coisa. O projeto incentiva as crianças e os pais a gostarem de ler. Agora virou hábito, eu chego em casa e ela está me esperando para fazer tarefa junto e ler”, relatou Elias.

A ideia do projeto “De Casa em Casa, a Imaginação Cria Asas”, surgiu depois que Claudenice da Silva de Oliveira, pedagoga da Escola Municipal Maria Lenira Carvalho Oliveira, em Jaboti, participou de um curso de contação de histórias em Londrina. A pedagoga resolveu pôr em prática a ideia em sala de aula. “Comecei a trabalhar com meus alunos em Pinhalão, depois trouxe pra Jaboti”, disse.

O projeto é simples: cada turma possui uma sacola personalizada que contém sempre um livro e um caderno. Cada aluno leva a sacola para casa e fica com ela durante dois dias. Em casa, os pais devem ler o livro com o filho e escrever no caderno como foi a experiência. Quando o aluno traz a sacola de volta, outro leva para casa e faz da mesma forma. Segundo a pedagoga, o objetivo é incentivar a leitura na família.

“Percebemos que as crianças se interessaram bastante e os pais se tornaram mais participativos na vida escolar dos filhos”, comentou Claudenice. A professora Lucimara Aparecida dos Reis, que dá aula para uma turma de 2º ano, concorda. Conforme ela, a atividade ajuda a criar um vínculo maior entre pais e filhos. “Muitos pais não tinham o hábito da leitura, mas com o projeto, passaram a ter. Agora ele acha tempo porque sabe que é importante para o filho”, analisou.

A professora Amanda Siqueira Freire destacou ainda outro ponto importante no projeto, e que considera essencial. “O legal é o fato dos pais relatarem no caderno o que acharam da leitura em família. Isso faz com que a criança fique sempre na expectativa de chegar de novo a vez dela de levar o livro para casa”, ressaltou.

É o caso da aluna Suellen Cristine Oliveira Bravo, que está no 4º ano. Ela disse que o pai nunca havia parado para ler com ela e gostou da experiência. “Achei legal porque eu nunca li um livro com meu pai.” João Agusto da Silva, aluno também do 4º ano, leu com a mãe. Ele contou que ela não tinha o hábito da leitura. “Minha mãe não costumava ler, agora ela gosta de ler comigo”, comentou.

Já Tainara Proença dos Santos, do 3º ano, disse que o projeto proporcionou a ela e à família a retomada da prática da leitura. “Quando eu morava em São Paulo, meu pai sempre lia comigo, mas agora ele quase nunca tem tempo.” Tainara tem uma biblioteca em casa e já até doou livros para a escola. “Tem bastante [livros], nem sei quantos. Agora, sempre estamos lendo alguma coisa em casa juntos”, contou.

Para a diretora da escola, Rosane Aparecida da Silva, cuja neta estuda na escola e já participou do projeto, o principal ganho é o comprometimento da família no processo educacional do filho e o envolvimento deles na vida escolar. “Vi minha neta cobrando a mãe e achei muito legal, pois é um incentivo. Os pais percebem que outros pais estão participando e se interessam também, o filho vê o comprometimento do pai e o pai vê que a escola quer e precisa do envolvimento da família. Todos ganham”, comentou Rosane.



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