
O conceito da iniciativa é baseado no Bookcrossing, prática difundida nos Estados Unidos e Europa, com mais de 600 mil participantes em 130 países. A iniciativa faz parte do planejamento do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV) para melhorar o conhecimento de língua portuguesa. Os objetivos específicos do projeto são sensibilizar, difundir e favorecer a leitura no espaço comunitário, permitindo que a linguagem seja fator interativo, oportunizar aos leitores a possibilidade de repensar o real através da leitura, estimular o gosto pela leitura de forma prazerosa e contribuir para o aumento da qualidade da educação.
O primeiro passo foi a arrecadação de livros através de doações feitas pela comunidade para formação do acervo. As obras foram catalogadas e receberão etiquetas de identificação do projeto. A ideia é que a população tenha livre acesso aos livros, que podem ser retirados e devolvidos em qualquer prateleira integrante do projeto.
A secretária de Educação, Cleuza Molini Ormeneze, agradeceu o apoio dos parceiros do projeto pelo empenho em ajudar a elevar o índice de leitura do município. “Muito obrigada ao prefeito Maurício, aos empresários do setor moveleiro e às pessoas que doaram livros para o projeto”, disse. “Sem a colaboração de todos vocês o projeto não seria possível”, completou. “As estantes ficaram lindas”, disse, aos empresários presentes na cerimônia de abertura do projeto. Para o prefeito Geraldo Maurício Araújo, o desenvolvimento do município acontece com boas ideias colocadas em prática. Segundo o mandatário, o projeto Livro Livre é um exemplo de uma grande ideia colocada em prática. “Parabéns a todos os que ajudaram a tornar o projeto uma realidade”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário