sábado, 30 de março de 2013

Pinhalão - Ministro conhecerá projetos de piscicultura

Clique para Ampliar












Um novo projeto para ampliar as atividades da piscicultura no Norte Pioneiro do Paraná será apresentado ao ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, que estará no Estado nos dias 18 e 19 de abril. No encontro realizado na Secretaria de Agricultura e do Abastecimento ficou acertado que serão incluídas na proposta de trabalho temas ligados diretamente à produção em áreas de represas da região, assim como em tanques escavados.
Outra medida será o incentivo que o governo estadual fará junto às pequenas propriedades rurais e associações e cooperativas de pescadores com assessoria de gestão técnica para os condomínios já existentes e os novos a ser criados na região.
Na avaliação do secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o potencial de produção de peixes no Paraná é muito grande, e pode ser também uma importante alternativa para agregar ainda mais renda junto às propriedades rurais. “Vamos mostrar ao ministro a nossa vocação também nessa área. Já temos algumas regiões no Estado que são bons exemplos, e servem de vitrine para o desenvolvimento da psicultura”, disse Ortigara.
Ele lembrou da necessidade de envolver ainda ações de trabalho junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Emater Paraná, da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Paraná, Sebrae e ainda outros órgãos do governo. “A participação das prefeituras neste processo é importante para o desenvolvimento e sequência dessas atividades. Vamos buscar, através de campanhas e divulgações, estimular o consumo destes alimentos mostrando a sua importância nutritiva”, afirmou o secretario.
Outra iniciativa que será encaminhada ao Ministério da Pesca e Aquicultura é a inclusão dos peixes e seus derivados na alimentação escolar dos estudantes da rede pública estadual. No encontro haverá elaboração de um plano de trabalho para a região de Cornélio Procópio, com o aumento de mais 1.000 gaiolas de criação de tilápias. “O potencial da região do Norte Pioneiro para a produção de peixes em tanques pode chegar a 500 mil toneladas ao ano”, diz Luiz Danilo Muehlamnn, técnico da Emater Paraná”.
AGENDA DE TRABALHO - O ministro Marcelo Crivella terá uma agenda que envolverá reunião com associações de pescadores, e visitas as Fazendas Aquabel e Belmonte, em Rolândia, aos projetos de tanques de rede em Itambaracá, e da represa de Chavantes, que margeia os municípios de Ribeirão Claro, Carlópolis, Salto do Itararé e Siqueira Campo, na divisão com São Paulo, além da de conhecer ainda o projeto desenvolvido em Pinhalão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário