sábado, 20 de abril de 2013

Sábado será o Dia D da Vacinação contra Influenza

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neste sábado (20 de abril) será considerado o Dia D da Campanha de vacinação contra a Influenza (Gripe). Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão funcionar das 8 às 17 horas e o slogan da campanha deste ano é “Quem lembra da vacina se protege contra a gripe”.
A abertura oficial aconteceu na última sexta-feira (12 de abril) no Asilo São Vicente de Paula e teve a vacinação de vários idosos. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Romão, a campanha beneficiará os que possuem idade superior a 60 anos, crianças maiores de seis meses até os menores de dois anos, portadores de doenças crônicas (com receita médica), gestantes e puérperas (de 1 à 45 dias após o parto). “Isto reforça a importância desta campanha”, declarou.
Influenza 
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. E de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto a boca, aos olhos e ao nariz. 
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. 
A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento medico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte. 
A principal intervenção preventiva em saúde publica para este agravo é a vacinação. A campanha anual, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, alem de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundarias e mortes evitáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário