domingo, 17 de maio de 2009

Visita de inspeção do Exército adianta: “município pode receber um Quartel de TG”

                                                             

Ações locais para manter viva a cidadania do telemacoborbense, com possibilidade de agregar valor para mais segurança do município. Esse foi o teor principal de uma visita nesta semana recebida pelo prefeito de Telêmaco Borba, Eros Danilo Araújo, quando o tenente coronel do Exército, Fernando Henrique Baía Lira, chefe da 15ª Circunscrição de Serviço Militar – CSM, do Paraná, acompanhado do tenente Arildo Hannig, cabo Joaquim Neto, além do tenente Luiz Augusto Nolibos [delegado da 20ª. Delegacia/SM], em quase duas horas de audiência no Gabinete do Prefeito, mantiveram conversação sobre a visita anual.

Baía Lira aproveitou para anunciar à comunidade o que viu em Telêmaco. “Ficamos muito felizes nesta visita de inspeção na 20ª. DEL/SM e agradecemos o apoio, porque com o incentivo da Prefeitura, o municio integra uma estatística importante no Paraná, 100% de juntas informatizadas”. Para ele, isso não é pouco, porque são 401 juntas do Serviço Militar atuantes, graças à parceria, “esforço do prefeito e dos servidores do município e do delegado local”. Por ano, a média de alistamento somente em Telêmaco gira em torno de 600 jovens alistados, além de mais 100 nas demais cidades. A 20ª. DEL/SM abrange 10 municípios e integra as 21 delegacias estaduais.

O encontro serviu para novas possibilidades de empreendimentos e ações que auxiliem os jovens, seguindo o slogan do Ministério da Defesa/Exército Brasileiro: “Braço forte, mão amiga”, que engloba estímulo da segurança pública por meio do alistamento militar, um instrumento de patriotismo, com a possibilidade da criação de uma unidade de “Tiro de Guerra”, em Telêmaco Borba.

“Que é uma estratégia de defesa, inseparável de estratégia e presença militar, pois significa um forte projeto de defesa que favorece projeto igualmente forte de desenvolvimento”, disseram os representantes da 15ª.

Os TG’s (Tiros-de-Guerra) são quartéis do Exército, que possibilitam a prestação do Serviço Militar Inicial, no município onde se situam os jovens alistados e convocados, de modo a conciliar a atividade militar, o trabalho e o estudo do cidadão, uma vez que o período em que o jovem fica aquartelado é de apenas 2 horas por dia, e sempre em horário que não prejudique as atividades estudantis e profissionais destes jovens, explicaram. “Este projeto está em processo bem adiantado e posicionado”, disse Baía Lira.

Para o prefeito, são oportunidades que, desde o primeiro mandato, palpitam forte e as possibilidades de construir mais é possível, com apoio da comunidade, da Câmara de Vereadores e de toda a sociedade. “Buscamos formação completa, profissional, moral, cívica e social, por isso, entendemos que a disciplina militar reúne componentes inestimáveis para empreender ações no caminho do bem”, disse Araújo.

J á, o comandante local da 20ª. Delegacia, adiantou que as decisões acertadas, coordenadas e respaldadas não param de surtir efeito. “Em breve, teremos a visita técnica específica do TG aqui, em Telêmaco Borba”, garantiu


P M Telêmaco Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário