sábado, 14 de maio de 2011

Replantadas árvores em Wenceslau Braz



As 16 mudas de árvores quebradas em Wenceslau Braz em março já foram replantadas pela Secretaria Municipal do Ambiente. As árvores, que faziam parte do Plano Municipal de Arborização, ficam na rua Getúlio Vargas e foram quebradas por três adolescentes na semana do Carnaval.
Câmeras de segurança de uma padaria registraram a ação e, por meio das imagens, policiais conseguiram identificar dois dos menores: uma menina de 16 anos e um rapaz de 17.

Na época, os dois foram convocados a depor pelo Ministério Público, no entanto, a sentença até agora não saiu. De acordo com a responsável pelo Plano de Arborização, Carine Gonçalves, foi preciso replantar as mudas para a recomposição da paisagem. “As árvores estavam medindo entre 1,8 e 2 metros de altura por 7 centímetros de diâmetro e já tinham até flores. Gostaria que a punição para os adolescentes fosse o replantio das mudas, mas como o processo é lento, tratamos de replantar para recompor a paisagem”, explicou.

Segundo Carine Gonçalves, a população ainda não se conscientizou totalmente sobre a importância do projeto. “A prefeitura está fazendo um bem à população, mas não estão dando valor. Com a as árvores adequadas, teremos mais acessibilidade, sombra, menos poluição e mais segurança, principalmente em relação à rede elétrica”, observou. Ela lembrou ainda que o projeto foi elaborado tendo em vista os cuidados com a seleção de cada espécie, adaptação, tipo de adubo e até a profundidade da cova onde são colocadas.

Até agora foram plantadas cerca de 200 mudas de árvores nativas em Wenceslau Braz, destas, quase 100 estão na rua Getúlio Vargas, onde ocorreu o vandalismo. A ideia da Secretaria de Meio Ambiente é realizar o plantio ainda neste semestre nas ruas principais e que dão acesso ao centro da cidade, como a Professor Benedito Correa de Vasconcelos, parte da Expedicionários e da João XXIII e também na Benjamin Constant.

“Das 200 mudas plantadas até agora, só duas morreram, o que prova que o trabalho está sendo bem feito e as plantas estão tendo uma boa adaptação ao solo”, analisou Carine. Um perito da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) já autorizou o corte de várias árvores de grande porte que são irregulares e que estão atrapalhando a rede elétrica. “Já cortamos 25 sibipirunas que tinham perigo de cair e prejudicar a população. Mas ao mesmo tempo em que erradicamos as árvores, plantamos novas mudas.”

O caso de vandalismo envolvendo os três adolescentes, que quebraram 16 mudas de árvores na rua Getúlio Vargas, foi registrado pelas câmeras de segurança de uma padaria. O proprietário do estabelecimento, Sérgio Aparecido Dias Paião, registrou Boletim de Ocorrência. “Escutamos um quebra-quebra, mas quando saímos na janela, não vimos nada. Só depois, quando vimos as imagens das câmeras é que percebemos a ação dos adolescentes e ligamos para a polícia”, contou Paião.

Segundo ele, a polícia reconheceu os adolescentes, que foram encaminhados à delegacia e depois ao Conselho Tutelar. No entanto, de acordo com o comerciante, o adolescente compareceu à padaria para tirar satisfações. “Quando o garoto ficou sabendo que fomos nós que denunciamos, veio até aqui e nos ofendeu, mas a própria mãe dele o reconheceu junto com a prima, que também é menor, nas filmagens. Queremos que eles paguem pelos danos que cometeram”, afirmou Sérgio, que ainda aguarda ser chamado para prestar depoimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário