quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ribeirão Claro sediará 19º Campeonato Brasileiro de Canoagem


Celeiro de atletas com passagens pela Seleção Brasileira e participação em torneios internacionais, Ribeirão Claro sediará o 19º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona. A competição que reúne a elite do esporte no Brasil acontece entre os dias 28 e 29 desse mês, a partir das 8h30, na Prainha da Cachoeira. Os organizadores esperam um total de 120 competidores divididos por faixa etária e nas categorias K1, K2, C1, C2 masculino e feminino. A competição é promovida pela Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem (ARCCA) e a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), com o apoio da prefeitura de Ribeirão Claro.

A premiação cedida pela CBCA será entregue para os atletas que subirem ao pódio e para as três primeiras associações na classificação geral. Os três primeiros colocados individuais e na classificação geral ganharão medalhas e troféus. O campeonato Brasileiro é a seletiva para definir a seleção nacional que representará o Brasil no Campeonato Mundial que acontece em Singapura, entre os dias 21 e 23 de outubro.

Atualmente a iniciativa conta com a participação de 15 atletas do município, com idades a partir de 10 anos. Os treinos diários são acompanhados pelos instrutores e monitores do projeto para o ensino dos fundamentos do esporte. Os atletas também recebem acompanhamento médico, nutricional, psicológico e odontológico. O projeto Pro-Remo substitui o antigo Projeto Navegar, que passou por uma reformulação. Uma nova equipe composta pelos educadores físicos Edilaine Cavalhiéri Faganelli e Erik Sunao Tanaka passou a auxiliar a ARCCA na administração do projeto.

A reformulação do projeto foi um pedido do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV) para reiniciar a formação de atletas no município e recuperar patrocinadores perdidos por falta de prestação de contas em administrações anteriores. A empresa Duke Energy já manifestou o interesse em voltar a patrocinar o projeto e a direção da ARCCA acredita que outros ex-patrocinadores devem fazer o mesmo em breve.

Segundo a professora de educação física, Edilaine Cavalhiéri Faganelli, o Pro-Remo tem o objetivo de promover a prática esportiva aliada à educação, proporcionando aos alunos o aprendizado de técnicas de canoagem e a experiência em diversas modalidades esportivas. “Queremos voltar a formar atletas de alto rendimento com capacidade de obter boas colocações em competições nacionais e internacionais através da aplicação das mais avançadas técnicas de canoagem”, declarou “Paralelamente são ensinadas noções de saúde, higiene, patriotismo, convivência de crianças de várias classes sociais, civismo e cidadania”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário