quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dengue apavora novamente o Norte Pioneiro

Epidemia de dengue atinge sete cidades do Norte Pioneiro
O Norte Pioneiro tem sete cidades com epidemia de dengue confirmadas: Jacarezinho, Cambará, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina, Carlópolis, Joaquim Távora e Andirá.

Além disso, Santa Mariana, Nova Fátima, Bandeirantes e Itambaracá estão na mesma situação.Não fazem parte do Norte Pioneiro, porém estão próximas dos municípios da microrregião.
O Paraná passou dos 25 mil casos confirmados de dengue em 2011. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ao todo, são 25.099 casos, dos quais 24.555 são autóctones. Dos 399 municípios do estado, houve registro da doença em 136.
Em 38 das 136 cidades(inclusive as citadas acima) já se considera que há epidemia de dengue, pois o índice de casos ultrapassou a marca de 300 por 100 mil habitantes. Esses municípios concentram 23.540 dos 25.099 casos da doença do Paraná (93,8%). Quatorze pessoas morreram no Paraná em 2011 por causa da doença. Os óbitos ocorreram nas regionais de saúde de Londrina (5), Cornélio Procópio e Jacarezinho (8).
A regional de saúde de Londrina foi a que registrou o maior número de casos da doença, com 11.137 situações confirmadas. A seguir, apareceram as regionais de Cornélio Procópio (4.438), Foz do Iguaçu (3.720), Jacarezinho (3.326) e Cascavel (764).
Mesmo com as baixas temperaturas, a Sesa alerta que a população deve continuar com a prevenção para evitar que o mosquito se prolifere e sejam registrados novos casos da doença.Não existe remédio específico para a dengue. Em caso de suspeita da doença, a pessoa deve procurar um médico – da rede pública ou particular. O paciente será reidratado e receberá medicação adequada para os sintomas que apresentar.
A orientação à população é para que nunca se automedique, pois os remédios inadequados agravam a situação.

Febre, dor de cabeça e dor no corpo são alguns dos sintomas da dengue, assim como são também da gripe comum. Uma das características da dengue é febre alta – acima de 38°C. Normalmente, o paciente com dengue terá pelo menos febre além de outros sintomas. Além dos que foram citados anteriormente, a pessoa poderá ter dor nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
É difícil fazer a identificação do mosquito da dengue a olho nu. Normalmente os pesquisadores utilizam lupas e microscópio. O Aedes aegypti tem menos de um centímetro de comprimento. O mosquito apresenta cor preta ou café e tem listras brancas no corpo e nas "pernas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário