terça-feira, 14 de junho de 2011

Secretário de Tecnologia em Bandeirantes e Jacarezinho


r Secretário de Tecnologia em Bandeirantes e Jacarezinho
O Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT) é um órgão da Universidade estadual do Norte do Paraná (UENP), sediado no Campus Luiz Meneghel na cidade de Bandeirantes.  Sua inauguração será no Campus, nesta quarta-feira, dia 15 , às 15 horas, com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,  Alípio Santos Leal Neto(foto).
Segundo Tania Scoparo,Assessora de Comunicação da UENP, o NEAT é uma entidade de caráter público, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, tendo como objetivo principal: Desenvolver pesquisas e ações de extensão universitária que contribuam com processos de transformação social e melhoria da qualidade de vida da população da região Norte do Paraná. Foi  criado para dar suporte às ações que visam contribuir com a superação dos problemas socioeconômicos e ambientais do Norte do Paraná, com foco nos municípios que compõem o Território da Cidadania “Integração Norte Pioneiro”, que consiste num lugar de manifestação de diversidades culturais e ambientais que expressam limites e potenciais para a promoção do desenvolvimento sustentável; bem como num processo que articula, de maneira integrada, as dimensões sociocultural, político-institucional, econômica e ambiental.
Outra linha de abordagem do NEAT, ainda de acordo com ela, são as questões da agroecologia voltadas para melhoria da qualidade de vida do produtor rural familiar. O uso da produção agroecológica para os agricultores familiares visa uma agricultura socialmente justa, ambientalmente sustentável e economicamente viável, promovendo a qualidade de vida e a segurança alimentar, reduzindo ao máximo o uso de insumos externos e maximizando a utilização de recursos existentes no próprio sistema de produção.
O termo Agroecologia foi assim cunhado, explica, para orientar a agricultura à sustentabilidade, no seu sentido multidimensional. Num sentido mais amplo, ela se concretiza quando, simultaneamente, cumpre com os ditames da sustentabilidade econômica (potencial de renda e trabalho, acesso ao mercado), ecológica (manutenção ou melhoria da qualidade dos recursos naturais e das relações ecológicas de cada ecossistema), social (inclusão das populações mais pobres e segurança alimentar), cultural (respeito às culturas tradicionais), política (organização para a mudança e participação nas decisões) e ética (valores morais transcendentes).
Estarão presentes na inauguração, além do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,  Alípio Santos Leal Neto;  as autoridades:  Reitor da UENP, Eduardo Meneghel Rando;  Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Rogério Barbosa Macedo;  Diretor do Campus Luiz Meneghel, Eder Paulo Fagan; e o prefeito de Bandeirantes,Celso Benedito da Silva; entre outros convidados.
Ainda neste dia, de manhã, Alípio Neto, estará em Jacarezinho,  às nove horas, em uma reunião com a comunidade acadêmica na Sala dos Conselhos na Reitoria/UENP; e às  11 horas em  visita à unidade do TECPAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário