sexta-feira, 22 de julho de 2011

Amunorpi leva Cozinha Brasil e cursos até Ribeirão do Pinhal


  Amunorpi leva Cozinha Brasil e cursos até Ribeirão do Pinhal
A população de Ribeirão do Pinhal receberá entre os dias 15 e 19 de agosto o Programa Cozinha Brasil do Serviço Social da Indústria (Sesi). Durante cinco dias, um caminhão equipado com uma cozinha industrial completa, vai ficar à disposição da população para duas modalidades de cursos que combinam a preparação de alimentos e temperos a um novo modo de preparo que introduz na vida da comunidade cardápios com alto valor nutritivo com baixo custo.
A presença do programa na cidade foi viabilizada pela Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi). Cinco cidades da região pleiteavam os cursos do Cozinha Brasil, porém, em um sorteio, Ribeirão do Pinhal acabou sendo escolhida para receber o caminhão do Sesi. Os detalhes da parceria entre Amunorpi, Sesi e Prefeitura de Ribeirão do Pinhal foi definida nesta quinta-feira,dia 21, uma reunião com representantes das duas entidades e do município, na sede da Associação(foto).
O curso será desenvolvido em duas modalidades. Uma delas, com 10 horas de duração, é destinada ao público em geral. O outro, com 20 horas/aula será dirigida a profissionais ligados a área como cozinheiras, merendeiras e nutricionistas. As inscrições são de responsabilidade da Secretaria de Ação Social de Ribeirão do Pinhal. Cada modalidade tem capacidade para atender 45 alunos.
De acordo com a coordenadora regional do Cozinha Brasil no Paraná, Vera Coimbra Machado de Oliveira, os cursos oferecidos no caminhão ensinam a população a preparar alimentos de programa Cozinha Brasil do Sesi, aproveitando seu alto poder nutritivo. “No cursos, os alunos aprendem a aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes”, explica a coordenadora.
A secretaria de Ação Social de Ribeirão do Pinhal, Marluce Coutinho, disse que a presença do programa na cidade vai melhorar a vida de muitas famílias. Segundo ela, na cidade, as inscrições do curso aberto ao público
serão dirigidas as mães de famílias inscritas no Programa Bolsa Família do governo federal.
A secretária-executiva da Amunorpi, Tânia Dib, assinalou que todos os municípios que compõem a entidade têm interesse pelo programa. No entanto, ela lamentou que apenas Ribeirão do Pinhal pudesse receber o Cozinha Brasil este mês. “O programa é tão bom que a gente queria oferecer para todos, mas a procura é tão grande que tivemos que fazer um sorteio para definir quem receberia o caminhão”, explica.
Sobre o programa
Iniciado em 2004, o Programa Cozinha Brasil, já passou por mais de 100 cidades do Paraná. No Brasil, em três anos, o programa, capacitou mais de 340 mil alunos em mais de 900 municípios. Dados do Sesi apontam que a cada R$ 1 investido no programa se transforma em R$ 70 na comunidade onde ele foi desenvolvido.
Para participar, a única exigência é que o interessado tenha mais de 16 anos e seja alfabetizado. As inscrições são gratuitas e assim como todo material didático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário