quinta-feira, 28 de julho de 2011

Conferência debate consolidação do SUAS em Ribeirão Claro

Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Ribeirão Claro. Esse foi o objetivo geral da 6ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na última terça-feira (26), no Salão Nobre da prefeitura de Ribeirão Claro. O evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Provopar, Cleide Maria Baggio Araújo, do secretário de Assistência Social, Marcos Rogério Nardo, conselheiros tutelares, vereadores mirins, assistentes sociais e moradores. Plínio Marcondes Madureira fez a palestra principal da conferência, assim como aconteceu na pré-conferência realizada no último dia 19.


Durante a conferência, as propostas de ação, discutidos na pré-conferência e divididas em quatro subtemas foram aprovados os quatro pela maioria dos participantes. As propostas farão parte do relatório final da conferência e serão enviadas para as conferências Regional e Estadual. Entre as propostas aprovadas estão a garantia de conhecimento do SUAS por todos os integrantes, avaliações constantes, fortalecimento das entidades sociais e captação de recursos e construção de paradigmas de trabalho.



Durante a cerimônia foi aprovado o regimento interno da conferência e a permanência da diretoria e integrantes do Conselho Municipal da Assistência Social de Ribeirão Claro para o biênio 2011/2013. Também foram definidos como delegados para a conferência regional, Juceli Aparecida Spaduto, Marcos Rogério Nardo, Rosemari de Fátima Serafim e Cristiano Maia.



De acordo com a primeira-dama e presidente do Provopar, Cleide Maria Baggio Araújo, é fundamental que a sociedade participe na discussão e definição de ações para os problemas sociais do município. “Agradeço a todos vocês pela participação, isso é muito importante”. A presidente do Provopar também anunciou a obtenção de um carro zero quilômetro para ser usado pelos conselheiros tutelares, conseguido pelo trabalho do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV). “As coisas aqui em Ribeirão Claro dão certo porque todo mundo trabalha com dedicação”, frisou.



Segundo o secretário de Assistência Social, Marcos Rogério Nardo, a consolidação do SUAS começou com a criação da secretaria dirigida atualmente por ele, no início da gestão do prefeito Geraldo Maurício Araújo. “A partir daí, começamos a habilitar o município no SUAS, para receber verbas e trabalhar com o Centro de Referência de Assistência Social”, conta. “Se hoje o município de Ribeirão Claro é habilitado no SUAS, isso se deve ao trabalho do prefeito Maurício e da ex-secretária de Assistência Social, Leonilda Baggio Viola”, recordou.



O palestrante, Plínio Marcondes Madureira, parabenizou o município pelo trabalho desenvolvido pela Assistência Social e afirmou que o município está avançado nessa área. “Fico feliz com Ribeirão Claro todas as vezes que venho aqui e até com um pouco de inveja”, disse. “Alguns municípios com mais recursos não conseguem desenvolver bem o trabalho”, comparou. “Para consolidar o SUAS é preciso aplicar as leis, torná-las populares, dar mais eficiência ao Poder Público, fortalecer a sociedade civil organizada no apoio ao controle social e ter um Ministério Público mais atuante”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário