Representantes dos municípios de Carlópolis, Guapirama, Jacarezinho, Joaquim Távora e Ribeirão Claro se reuniram na última semana com o deputado estadual Pedro Lupion (DEM) e o secretario estadual da saúde, Michele Caputo Neto. Foi apresentado um projeto de integração da saúde que contemple os cinco municípios.
Segundo Pedro Lupion, a idéia do projeto, consórcio intermunicipal para o desenvolvimento regional, é resolver um problema comum dos cinco municípios: o alto custo do deslocamento de um paciente à capital paranaense, para consultas, exames ou intervenções cirúrgicas.
No projeto apresentado pelo grupo um ônibus cumpriria um itinerário pré-estabelecido entre os cinco municípios pegaria, em cada uma das cidades, os pacientes que necessitam de consultas e se dirigiria a Curitiba para os devidos atendimentos médicos. Pela proposta, além do transporte o paciente que chegasse à capital teria uma casa de apoio enquanto estivesse na cidade.
De acordo com o prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo, o projeto “Linha da Saúde” visa otimizar a saúde desses municípios com o amparo ao paciente que deixa sua residência no interior do estado e vai a um hospital de Curitiba para uma assistência médica. “Diariamente inúmeras pessoas adoentadas saem do interior do estado e vão à capital para tratar de algum problema de saúde. O município sozinho não tem condições de dar a assistência ideal que esse paciente precisa. Nosso objetivo é dividir com o estado e dar um suporte melhor ao cidadão em um momento tão necessário e, ao mesmo tempo, ter um controle maior dos procedimentos realizados fora do município”, colocou o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário