O prefeito Dartagnan Calixto Fraiz (PDT) confirmou que o aparelho de raio-x anunciado em junho pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) chegou ao Hospital e Maternidade Ribeirão do Pinhal. O aparelho era uma antiga necessidade da casa de saúde que tinha que encaminhar seus pacientes até Santo Antônio da Platina ou Ibaiti, distante quase 35 quilômetros, para fazer exames de radiografia. A aquisição do aparelho foi intermediada pelo deputado estadual Hermas Júnior (PSB).
De acordo com Dartagnan Fraiz, com o novo equipamento o hospital ganha em rapidez do atendimento, principalmente nos casos de trauma ortopédico, e o município que deixa de gastar com viagens até as cidades vizinhas e com o pagamento dos exames em outras unidades de saúde. “Esse aparelho é a garantia de mais agilidade no serviços dos profissionais de saúde e conforto para os pacientes”, avalia o prefeito, que explicou que muitas vezes, vítimas de acidentes ocorridos no final de semana, tinham que guardar até a segunda-feira para fazerem radiografias.
Conforme o chefe do executivo, que também é médico, o hospital não teria condições de adquirir o aparelho com recursos da sua receita. Fraiz explica que um equipamento como o que foi entregue ontem custa em média R$ 200 mil. “Quero agradecer o deputado Hermas Júnior que foi fundamental na aquisição e também o secretário de Saúde (do Paraná) Michele Caputo Neto. Sem o empenho dos dois ficaríamos sei lá até quando dependendo de outras unidades de saúde”, disse.
Para Herminhas, a entrega do aparelho é mais um compromisso assumido e cumprido. “Só garanti o equipamento porque sabia que teria condições de viabilizar sua entrega junto à Sesa. O hospital precisa desse raio-x para atender melhor a população”, comemorou o deputado.
Atualmente o Hospital e Maternidade Ribeirão do Pinhal realiza uma média de 1,2 mil internações por ano e cerca de 8 mil atendimentos ambulatoriais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário