segunda-feira, 5 de março de 2012

Ibaiti - Bandidos tentam dar “golpe do celular” em várias pessoas

A Polícia Civil de Ibaiti recebeu várias denúncias pelo telefone 197, de moradores da cidade que receberam ligações anônimas de bandidos tentando dar o famoso “golpe do celular”.


Os bandidos usam todos os tipos de golpes conhecidos, desde o sorteio de casas e carros até o já conhecido sequestro. Não houve relatos de que alguém tenha caído no golpe e depositado dinheiro na conta dos marginais. Isto se deve em virtude da campanha que a polícia vem desenvolvendo na região alertando as pessoas como se comportar quando receber uma ligação deste tipo.
O golpe mais recente agora é o famoso "Fausto Silva, e Claro, Fala Mais Brasil". A vítima acha que ganhou 50 mil reais e para receber tem que depositar 1% do valor (500 reais). na conta dos marginais.
A Polícia Civil de Ibaiti alerta a todos para terem muito cuidado com mensagens que estão chegando por celular, enviadas por golpistas.
Essas mensagens falam de prêmios, sorteios e promoções que não existem.
Os golpistas costumam pedir dados importantes da vítima. Os suspeitos solicitam que se faça um depósito em conta corrente, ou pedem alguns dados, que são usados indevidamente.
Além de mensagens, o golpe também pode ser aplicado por ligações. As ligações pegam dados importantes e sigilosos para que sejam usados indevidamente. As principais vítimas são as pessoas menos instruídas, e que desejam ter um carro ou uma casa. Se a vítima já fez o depósito e já deu alguns dados, é preciso prestar queixa na polícia.
Veja algumas dicas dadas pelo Serviço de Inteligência da Polícia Civil ibaitiense.
•Não divulgar seu número de telefone a pessoas desconhecidas;
•Nunca passe informações sobre os moradores (nomes, itinerários, documentos) Isto evita que os bandidos identifiquem quem são as pessoas da família;
•Se for comunicado um sequestro, peça para falar com a pessoa “supostamente sequestrada”, mas NUNCA fale os nomes nem onde ele ou ela possa estar naquele momento;
•Use o telefone celular para tentar localizar a pessoa que supostamente está sendo sequestrada;
•Em caso de sms, nunca entrem em contato com o número repassado, nem repasse informações.
•Fique atento, não se empolgue com os prêmios.
•Consulte outras pessoas próximas a você, antes de fazer qualquer tipo de transação, como depósitos ou recargas de celular;
•Nunca confirme nenhum documento por telefone;
•Eles pedem que compre cartões de recargas de celular, para que seus prêmios sejam liberados. OBS: Se dizem que você ganhou um prêmio então não tem porque pagar para retirá-lo;
•Passe esta notícia para um conhecido seu e peça para ele passar para mais um conhecido dele(a) e assim sucessivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário