quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabéns mulher pelo seu dia


As mulheres em todo o mundo comemoram hoje, 8 de Março o Dia Internacional das Mulheres. Em vários países acontecem passeatas e atos em comemoração a data. Em Jacarezinho a primeira prefeita foi eleita em 2005 e até hoje não deixou o cargo no qual ocupa pelo segundo mandato, a Prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti (PT).
Outras autoridades são importantes destacar na cidade e região como representantes de todas as mulheres. O Núcleo Regional de Educação na cidade, também é comandado por uma mulher, Silvia Regina de Souza. A 12ª Sub Divisão Policial (SDP) de Jacarezinho tem como delegada a doutora Patrícia Cavalari Bocamino Taborda.
Na Câmara de Vereadores podemos citar a petista Luciane Aparecida Alves e a peemedebista Maria Luiza Boberg. A Promotora de Justiça da cidade é a doutora Maristela Aparecida Canhoto Carula. O portaljnn felicita todas as mulheres autoridades ou não da região que nesta data comemoram as conquistas de uma vida.
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário