sexta-feira, 9 de março de 2012

UENP participa de nomeação de profissionais de ensino





O Reitor da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná – Professor Dr Eduardo Meneghel Rando, participou da assinatura do decreto que nomeou 477 profissionais para atuarem em treze Instituições de Ensino Superior do Paraná. A assinatura foi feita pelo Governador do Estado, Beto Richa; acompanhado pelos reitores das IES; Vice-governador e Secretário da Educação,  Flavio Arns; deputado estadual Marcelo Rangel e  Secretário da SETI, Alipio Leal.
A nomeação aconteceu na tarde de terça-feira, dia 6, em Curitiba. Dos 477 profissionais nomeados, 248 são professores, 159 agentes para hospitais universitários e 70 agentes universitários de ensino. Para UENP foram destinados 12 profissionais, sendo nove agentes de ensino e três docentes. O Governador determinou ainda a instituição de um grupo técnico para estudar uma proposta de reajuste salarial aos docentes do ensino superior.
Em entrevista a Agencia Estadual de Noticias, o Secretário da SETI, Alípio Leal, afirmou que em todos os itens citados pelo governador houve avanços significativos. “Esse anúncio supre a falta de servidores. Agora, haverá um fluxo contínuo de contratações”, disse o secretário.
O anúncio da nomeação foi comemorado na UENP. Segundo o Vice-Reitor, Professor Dr Rinaldo Bernardelli Junior, havia uma pendência de 12 profissionais, e a Universidade foi atendida em sua reivindicação. “O governo nos atendeu e aguardávamos este resultado, é uma satisfação porque  é muito importante para a consolidação da UENP”.
“As universidades são centros irradiadores de conhecimento e desenvolvimento regional. Por isso queremos investir para que o ensino superior seja totalmente gratuito e de qualidade. O anúncio dessas contratações é prova do esforço que o governo estadual está realizando”, disse o governador. Os novos contratados passarão por exames médicos e devem iniciar os trabalhos em até um mês.
Richa pediu que a equipe de secretariado apresente uma proposta de reajuste para professores o mais breve possível. “Estamos acompanhando as tratativas e temos urgência. Esperamos apresentar em uma semana uma proposta que satisfaça os professores e atenda as possibilidades do Estado”, garantiu o governador.
O governador concluiu enumerando compromissos que foram assumidos e estão sendo cumpridos para o desenvolvimento do ensino superior paranaense: a reposição do quadro funcional, o repasse em dia das verbas de custeio e o plano de investimentos das universidades.
Sobre a readequação salarial dos docentes, será formado um grupo de trabalho composto por representantes das universidades, faculdades e das secretarias da Administração Pública, Fazenda, Ciência e Tecnologia, Planejamento e Educação. O grupo terá a função de avaliar a disponibilidade financeira e orçamentária do Estado e apresentar uma proposta de reajuste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário