terça-feira, 21 de abril de 2009

Paulistas vencem campeonato de pesca em Ribeirão Claro


Pescadores paulistas levaram a melhor e venceram o 12º Campeonato de Pesca a Corvina. O evento foi realizado no último domingo (19) em Ribeirão Claro e reuniu cerca de 300 pescadores de São Paulo e Paraná. Ao todo, 74 barcos participaram do Campeonato. 

O 12º Campeonato de Pesca a Corvina já é tradicional no norte pioneiro. Realizado anualmente, o evento se destaca pela participação de pescadores de várias regiões dos estados de São Paulo e Paraná. 

O prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo percorreu a área da represa Xavantes onde está proibida desde o dia 1º de abril a pesca com quaisquer tipos de equipamentos. Desde esta segunda-feira (20), está liberada apenas a pesca com vara. Nos demais casos, os infratores terão os equipamentos apreendidos e poderão responder por crime ambiental. 
Segundo o chefe do executivo, a medida se faz necessária para garantir a sobrevivência de várias espécies de peixes que foram despejados nas águas da represa Xavantes. “Devido à pesca predatória, os peixes são capturados ainda muito pequenos e isso compromete a reprodução deles. Se não for tomada nenhuma providência, dentro de alguns meses os peixes estarão escassos e o turismo esportivo comprometido”, comenta. 

Maurício acrescentou ainda que mantém contatos com autoridades federais para transformar a região num “santuário ecológico”. “Isso ajudará a preservar a região, que tem muitos atrativos turísticos, sobretudo focado no turismo ecológico e aquático”, explica. 

Acompanhado do vice-prefeito Jovadir Blum, o prefeito de Ribeirão Claro percorreu parte da represa Xavantes para conferir de perto o andamento do Campeonato de Pesca a Corvina. Para ele, a pesca esportiva é um dos atrativos do município, o que motiva a proibição da pesca predatória em toda a área da represa. “A meta é aumentar o cerco contra a pesca predatória. Por isso, vamos intensificar os contatos com os prefeitos e autoridades da região para que a proibição atinja também outros municípios do Paraná e São Paulo. Somente assim vamos garantir a sobrevivência dos peixes e a atração de turistas e pescadores amadores de todo o Brasil”, enfatiza. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário