sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Moradores reclamam de "descaso" em Ribeirão Claro


Moradores do distrito da Cachoeira do Espírito Santo, em Ribeirão Claro, estão revoltados com o "descaso" promovido pela atual administração municipal. A gestão do prefeito Geraldo Maurício Araújo concluiu obras iniciadas na gestão do ex-prefeito Francisco Carlos Molini, o Kiko, mas não promoveu nenhuma melhoria no distrito, exceto aquelas previstas em contrato.


Em 2008, por meio de um projeto elaborado pela Prefeitura de Ribeirão Claro, o município conquistou R$ 109.973,30 para execução do programa Gestão de Política de Desenvolvimento. De acordo com o projeto, que previa instalação de galerias de águas pluviais com caixas de captações, construção de meio fio e pavimentação asfáltica, 500 famílias seriam beneficiadas.

As obras, no entanto, não puderam ser concluídas no final da gestão do ex-prefeito Kiko e foram concluídas em novembro deste ano, apesar de o dinheiro já estar garantido nos cofres públicos. Alguns moradores reclamam da falta de descaso da atual gestão municipal, que não promoveu a recuperação de outras vias não previstas no programa. Temendo represálias e perseguição política, os moradores não quiseram se manifestar.

A reportagem foi visitar o distrito da Cachoeira para conhecer in loco os investimentos realizados na localidade. De fato, as ruas que estavam previstas para receber as obras, segundo convênio assinado entre Prefeitura, Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal tiveram as obras concluídas. No entanto, em outras vias que poderiam receber também investimentos públicos, uma vez que a atual administração assumiu o Executivo com dinheiro em caixa, não houve nenhum investimento sequer.

Um exemplo é o trevo de entrada do distrito. O asfalto está esburacado e os motoristas têm de se desviar dos mesmos para não provocar avarias nos veículos. Outro exemplo é a rua de acesso à Prainha da Cachoeira. Esta via foi contemplada com as obras de implantação de galerias de águas pluviais, o que foi executado na gestão do prefeito Kiko. No entanto, como a obra ficou para ser concluída este ano, a Prefeitura tão somente tapou o buraco com terra e não pavimentou o trecho, que tem cerca de 100 metros de obras a serem executadas.

No início deste ano, uma forte ventania provocou a queda dos globos e lâmpadas das luminárias da praça construída ao lado da quadra de esportes do Distrito da Cachoeira. Na época, o prefeito Geraldo Maurício Araújo, que acabara de assumir o Governo Municipal, foi comunicado por moradores e por integrantes de sua equipe.

No entanto, quase um ano depois, a situação continua a mesma. A Prefeitura não colocou uma lâmpada sequer para iluminar o espaço, que à noite, fica às escuras. A quadra de esportes, que poderia ser utilizada normalmente durante a noite, sobretudo levando-se em consideração que o distrito da Cachoeira é um dos principais roteiros turísticos do Norte Pioneiro, permanece sem uso por falta de segurança dos esportistas amadores. Moradores pedem uma solução urgente para o caso para que possam usufruir do espaço público com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário