terça-feira, 7 de junho de 2011

Encontro em WB reúne agricultores do Norte Pioneiro



  Encontro em WB reúne agricultores do Norte Pioneiro
Cerca de 700 produtores rurais, membros de prefeituras, técnicos e lideranças do setor agrícola de todo a região, que fazem parte do Território Integração do Norte Pioneiro (TINP), se reuniram em Wenceslau Braz na última semana (dias 1 e 2) para um encontro de planejamento participativo. Técnicos da Emater promoveram debates sobre a lei federal nº 12.188/2010, a ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural – que visa beneficiar 2,5 mil agricultores de 29 municípios da região. A ATER é executada por meio de chamada pública e, no TINP, será gerenciada pela Emater.
Durante os meses de março e abril, técnicos da Emater visitaram todas as propriedades rurais dos municípios da região para analisarem e diagnosticar, por meio de reuniões e questionários, os principais problemas e necessidades para o desenvolvimento destes locais. O encontro da semana passada visava, então, apresentar também os resultados das pesquisas e discutir com os produtores propostas de trabalho a partir das necessidades reveladas através das visitas dos técnicos.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater de Wenceslau Braz, Sidney Barros Monteiro, que também é coordenador regional e gestor do projeto de ATER, o objetivo é fazer com que os agricultores rurais trabalhem em conjunto com os técnicos, revelando suas dificuldades e, de forma recíproca, tendo o auxílio e suporte necessário para o desenvolvimento de suas culturas. A proposta da ATER é trabalhar a partir de três eixos fundamentais: diversificação; segurança alimentar e nutricional; e organização econômica e da produção familiar.
Monteiro afirmou que uma das dificuldades de desenvolvimento são as culturais que passam de pai para filho. “A maioria dos municípios no Norte Pioneiro tem basicamente as mesmas dificuldades e uma delas são as culturas tradicionais. Se o bisavô plantou café, o avô também plantou café, assim como o pai, a tendência é de que também as gerações atuais plantem café. Queremos mostrar que há mais possibilidades, mais alternativas, é preciso que haja diversificação para que haja também segurança na produção e, consequentemente, maior renda”, explicou Monteiro.
No encontro, agricultores, secretários municipais e membros de cooperativas da região relataram experiências que deram certo e que poderiam ser implantadas em outros lugares. Um dos objetivos do TINP é integrar municípios e divulgar experiências positivas para que eles se desenvolvam juntos, sempre com suporte da Emater. “A chamada e execução da ATER é de durante um ano, por isso, cada produtor deve manifestar seu interesse em aderir e a nossa empresa vai dar o suporte necessário. É preciso também que as prefeituras auxiliem neste processo.”
Para Sidney Monteiro, é necessário também que haja condições para que o produtor rural fique no campo, assim como toda a família, principalmente o jovem, mas reiterou que o ganho econômico deve ocorrer com qualidade de vida e não isoladamente. “Temos de aliar ganho econômico com qualidade de vida, queremos dar condições para que ele [produtor] fique no campo. Se houver boa renda, bom transporte, casa, hospital, escola de qualidade, ele vai poder optar por sair ou não. Isso é desenvolvimento. Quando ele não tem escolha e é obrigado a ir para a cidade, não é desenvolvimento, é o contrário”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário