sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ibaiti promove Troféu Imprensa e homenageia jornalista Aécio


  Ibaiti promove Troféu Imprensa e homenageia jornalista Aécio
Na próxima terça-feira, dia 12, às 14 horas, acontecerá na Casa da Cultura em Ibaiti o 1º Troféu Imprensa da Região. O troféu leva o nome do primeiro jornalista a criar uma redação de jornal no município. Dezoito entidades na área de segurança pública, política e Imprensa de Ibaiti e região serão homenageadas com a entrega da honraria.

A cerimônia de entrega será presidida pelo prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos. Várias autoridades da região participarão do evento.

O jornalista Aécio Flávio de Oliveira nasceu na cidade de Bandeirantes em 14 de maio de 1952. Seus pais foram Licinio de Oliveira e Maria José Cruz de Oliveira e seus irmãos são Rosangela de Oliveira e Rui Mário de Oliveira.Aos nove anos, Aécio perdeu seu pai e, como era o filho mais velho, começou a trabalhar para ajudar sua mãe nas responsabilidades familiares.

No ano de 1969, mudou-se para Ibaiti e trabalha na conhecida “Gráfica de seu Iram”. É aí que Aécio descobre seu amor pelo jornalismo, lembrando que nessa época a imprensa era um trabalho árduo, pois era feita em linotipos, dificuldade que não o impediu de realizar sua profissão com amor e dedicação.

Também nesse ano de 1969, conheceu Iza Tereza Silva de Oliveira com quem foi casado 34 anos e teve três filhos: Daniely Silva de Oliveira Rodrigues, Emanuely Liciana de Oliveira Queiroz e André Flávio de Oliveira. Dos filhos, Aécio ganhou cinco netos: Maria Julia de Oliveira Rodrigues, Luis Augusto de Oliveira Rodrigues, Carlos Eduardo de Oliveira Queiroz, Marianne Vitória de Oliveira e Emanuel Mariano de Oliveira Queiroz.

O amor pela imprensa e pela cidade de Ibaiti foi uma marca na vida de Aécio Flávio de Oliveira. E como forma de contribuir para o crescimento de seu município resolveu fundar um jornal impresso local que recebeu o nome de “Folha de Ibaiti”, que depois ele mudou para “Panorama Regional”. A publicação do primeiro exemplar aconteceu no ano de 1972 e com sua circulação funda-se a imprensa em Ibaiti.

A partir dessa data, o profissional não parou mais de, como ele mesmo se referia: “soltar seus jornais”. Foram mais de 30 anos divulgando matérias do Norte Pioneiro.

Devido às suas matérias, Aécio passou a ser conhecido também no meio político (sua outra paixão) e sempre movido pelos ideais ibaitienses, foi eleito vereador por duas vezes, sendo na segunda gestão, presidente da Câmara de Vereadores.
Faleceu no dia 19 de julho do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário