quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ex-prefeito de Wenceslau Braz pode ter direitos políticos cassados

  Ex-prefeito de Wenceslau Braz pode ter direitos políticos cassados
O ex-prefeito de Wenceslau Braz Cristovam Andraus Junior pode ter, em breve, os direitos políticos cassados ou até mesmo ser preso. Tudo porque ele acumula nada menos que 26 denúncias do Ministério Público. Alguns delas são de quando Andraus ainda não havia assumido a chefia da administração pública de Wenceslau, mas a maioria é referente ao período em que foi prefeito, de janeiro de 2005 a dezembro de 2008.

No Fórum do município há uma certidão positiva, que lista todas as denúncias contra o ex-prefeito. Duas delas, de 2001, são da própria prefeitura de Wenceslau Braz. O nome de Andraus está em execução fiscal pelo não pagamento de IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano. Uma outra, protocolada em 2002, é por uma dívida com o já extinto Banco do Estado do Paraná, o Banestado.

Há também uma sumaríssima de indenização, de março de 2005, que a requerente afirma que um carro que estava no nome de Andraus atropelou e matou uma pessoa. Andraus também é protagonista de denúncia em que a requerente o acusa de não pagar honorários devidos a ela. Existe ainda uma execução de título extra-judicial, de abril de 2000, movido pelo Ministério Público, sobre uma suposta irregularidade no pagamento de mais de R$ 1 milhão para a empresa Zeneca Brasil LTDA.

Andraus responde também a uma execução fiscal em que a requerente é a União. Esta é de agosto de 2004. O restante das acusações, 17 no total, foram movidas neste ano pelo Ministério Público e são referentes aos quatro anos em que Cristovam Andraus Junior foi prefeito de Wenceslau Braz. Na certidão, consta apenas “Ação Civil Pública”, em que é requerente o próprio MP. Seis delas foram movidas pelo órgão em fevereiro, outras dez em março, e a última em abril.

Caso seja condenado, Andraus terá de ressarcir todo o valor desviado de volta ao erário público de Wenceslau Braz. O Ministério Público notificou o ex-prefeito que, por meio de advogados, apresentou defesa. Agora, o juiz deve analisar o pedido do MP sobre a responsabilidade de bens de Andraus. O processo está em andamento.

 Apenas uma das 26 acusações contra o político já teve um desfecho. A denúncia por calúnia e danos morais foi feita em 2005 e foi condenado a pagar à autora da ação, Marli Terezinha Pereira, o valor de R$ 15,2 mil, com juros de 1% ao mês a partir da sentença. Na Apelação Cível nº584.956-7, da Vara Única da Comarca de Wenceslau Braz,  consta a sentença.
O ex-prefeito foi procurado para comentar o assunto, mas não foi localizado.

2 comentários:

  1. Isso ainda não foi julgado e vc está cometendo ma injústiça. Publica isso.
    Após um mês da promessa do prefeito de Wenceslau Braz, Taidinho (PCdoB), de que as ruas do município ganhariam um novo asfalto, nada foi feito. Segundo fontes ligadas à prefeitura, o prefeito sequer tem a verba para realizar as obras de pavimentação.
    Quem anda por Wenceslau Braz percebe facilmente o péssimo estado de conservação que a maioria das vias públicas se encontra. A Avenida Avelino Vieira, uma das mais movimentadas da cidade, está em estado crítico. As operações de tapa buraco se tornam praticamente inúteis diante do avançado estado de deterioração da avenida. E muitas outras ruas estão do mesmo jeito. As operações tapa buracos apenas camuflam o problema até a próxima chuva chegar e causar mais estragos.
    Um morador que entrou em contato com o CN e pediu para não ter o nome revelado fez uma série de reclamações sobre o assunto. "Simplesmente não tem mais como andar de carro dentro de Wenceslau Braz. Não tem mais asfalto, só tem buraco". O morador também critica as propagandas enganosas sobre o assunto. "Fizeram alarde aí, prometeram mil coisas, mas agora precisam pegar dinheiro emprestado para asfaltar a cidade porque o município não tem verba para isso. Pra mim o nome disso é incompetência", acusa. "É vergonhoso, hoje eu tenho vergonha de chamar meus amigos de outros lugares para visitar Wenceslau Braz", completa.
    Não custa lembrar que a prefeitura municipal de Wenceslau Braz colocou placas pelo município falando sobre as obras de pavimentação. Contudo, as placas foram colocadas há mais de um mês e até agora não há esboço de que o asfalto saia dessas placas e vá de fato para as ruas, que permanecem esburacadas e causando transtornos à toda população brazense.

    ResponderExcluir
  2. O que tem a ver o assalto que o ex prefeito fez em Wenceslau Braz, com o asfalto??? Por que o Cris então não fez sequer 1 metro de asfalto em Wenceslau?? Será que é por que não tinha negativa ou ele roubou o dinheiro destinado ao asfalto, fica a pergunta, o MP vai com certeza vai resolver o assunto.

    ResponderExcluir