sábado, 3 de março de 2012

Implantado controle de qualidade no 190 da PM

Implantado controle de qualidade no 190 da PM
Com a nova estruturação de atendimento pelo 190 iniciada em de agosto de 2011, além da melhora real na resposta à crescente demanda da população por um desempenho mais rápido e eficaz no combate a criminalidade, o 2º Batalhão de Polícia Militar – “O Guardião do Norte Pioneiro” implantou no início de 2012 o “ Programa de Controle de Qualidade de Atendimento”. 
O objetivo principal desse novo sistema  é detectar através do nível de satisfação do cidadão atendido pela Polícia Militar, quais os ajustes e providências a serem tomadas para o melhoramento dos serviços prestados.  São considerados critérios que vão desde atendimento pelo 190 até a efetivo desfecho da ocorrência, tais como respeito e educação para com os envolvidos,  empenho do Policial no atendimento, orientação aos envolvidos sobre as providências cabíveis aos fatos, entre outros.
Em virtude da nova tecnologia utilizada no telefone de emergência,  todas as conversações do 190 são gravadas e através de um relatório de atendimento, o comandante da área a qual a equipe policial está subordinada entra em contato com o solicitante e realiza a pesquisa de satisfação para avaliar o atendimento dos Policiais Militares. Com base nestes dados, são tomadas providências no sentido aperfeiçoar o atendimento com instruções e treinamento até sanções disciplinares, quando necessárias.
No mês de fevereiro, o projeto foi implementado na área da 1ª Companhia PM, que abrange os municípios de Jacarezinho, Ribeirão Claro, Carlópolis e Cambará, e foi possível aferir que ocorreu um aumento de 244% no número de atendimento de ocorrências. Tal aumento se deu após a implantação da centralização do COPOM na sede da Unidade, porém não ocorreu um aumento apenas em quantitativos numéricos, mas também elevaram-se os níveis de qualidade no atendimento, onde a Unidade obteve 84% de satisfação no atendimento, o qual compreende desde o atendimento do 190, tempo de deslocamento até o local do fato e as providencias tomadas pelas equipes policiais (conforme tabelas abaixo).  
Além desta nova gestão no aprimoramento do atendimento, o 2º Batalhão também implantou um novo sistema coleta e resposta nas denúncias anônimas, principalmente no combate ao narcotráfico. Quando um cidadão realiza uma chamada para o 190 e realiza uma denúncia, essa ligação que é gravada, é encaminhada ao setor de inteligência do 2º Batalhão, o qual realiza uma triagem e determina as diligencias necessárias para averiguar seu conteúdo, somente no mês de fevereiro ocorreram 45 denúncias anônimas, onde foram até o presente momento realizadas 5 prisões, além de outras que devem ocorrer nos próximos dias.
Para o comandante do 2º Batalhão, Tenente Coronel Airton Sérgio Diniz, é imprescindível à opinião, críticas, bem como elogios do cidadão atendido pela Polícia Militar: “Todas as grandes empresas e multinacionais  estão voltadas a excelência de seus serviços e produtos e possuem controle de qualidade total. Com a segurança pública não poderia ser diferente. O Policial Militar é um servidor da comunidade e é pago para atendê-la com excepcional profissionalismo e qualidade. A grande maioria de nossos policiais possui grau de instrução superior e  a classe vem recebendo melhorias em sua infraestrutura e plano de salário, em virtude de reconhecimento profissional e clamor público por melhorias na segurança, desta forma  é inadmissível que um  PM atenda  mal o cidadão, pois todos nós quando nos dirigimos a uma loja ou empresa, esperamos ser bem atendidos, e assim também é a expectativa quando se trata de um Órgão Público”, afirmou.

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