quarta-feira, 13 de março de 2013

Jaguariaíva- Copel investe R$ 4,3 milhões na subestação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Copel investiu R$ 4,3 milhões na instalação de um novo banco de capacitores na subestação de Jaguariaíva. O equipamento entrou em operação este ano e já melhorou a qualidade do fluxo de energia elétrica e a segurança na operação da rede de transmissão na região Nordeste do Paraná. 
Com o novo banco de capacitores em operação, podem ser evitados cortes no fornecimento de energia ou impactos significativos nos níveis de tensão por conta de manutenções programadas ou de eventuais indisponibilidades de outros equipamentos do sistema elétrico na região.
"Ao garantir a qualidade da energia transmitida, este investimento reflete-se em um melhor desempenho do sistema elétrico, não apenas para o município onde a unidade está instalada, mas também para o setor industrial da região, formado por grandes consumidores dos setores de madeira, papel e celulose", explica o diretor de Geração, Transmissão e de Telecomunicações da Copel, Jaime de Oliveira Kuhn.
A instalação beneficia ainda o Estado de São Paulo. Segundo o diretor, “dentro do Sistema Interligado Nacional, essa subestação é fundamental para o intercâmbio energético entre as regiões Sul e Sudeste”. 
Nos últimos anos, a subestação Jaguariaíva passou por outras obras de ampliação para permitir também o escoamento da energia gerada na Usina Hidrelétrica Mauá - inaugurada em dezembro de 2012 - localizada nos municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário