quarta-feira, 13 de março de 2013

Tomazina - Município sedia Campeonato Regional de Karatê

  Tomazina sedia Campeonato Regional de Karatê
Tomazina vai ser sediar o 1º Campeonato Regional Kanzen de Karatê no dia 23 próximo nas dependências do Ginásio de Esportes Carlos Gomes. O evento será realizado pela Associação Kanzen de Karatê de Siqueira Campos, em parceria com o Projeto Força e Ação de Karatê de Tomazina. A realização do evento conta com o apoio da prefeitura de Tomazina, CRAS E CREAS. 
Segundo o professor faixa preta de Karatê, estilo Wadoriu Kikokai, Sensei Demétrius Rubens da Rocha Junior, o Projeto Força e Ação de Karatê de Tomazina tem no prefeito Guilherme Saliba o seu grande incentivador. 
A instrutora do projeto, Edna Pereira, acredita que o campeonato vai reunir representantes de vária cidade do Paraná, “esperamos estar recebendo aqui um grande número de cidades, bem como de atletas. 
A Associação Kanzen é um nome respeito, não só na região, mas em todo o Paraná e isso com certeza vai atrair um grande número de praticantes desses esportes que vem crescendo e se destacando na região. O Karatê além de ser um esporte, ensina defesa pessoal, melhorando a coordenação motora e a mente”, afirmou Edna.
O professor sensei Demétrius afirmou que voltou a praticar Karatê por causa do seu filho Gabriel, e hoje é o presidente da Associação Kanzen e idealizador do Projeto Força e Ação de Tomazina que conta com 60 atletas, “O Projeto hoje em Tomazina é uma realidade, podemos ver pela quantidade de alunos que temos. Tudo isso só foi possível graças ao empenho do prefeito Guilherme que pode ser considerado o nosso padrinho. Já no início  nos doou o tatame, os quimonos, as luvas e os protetores de tórax e capacetes, sem ele com certeza o nosso projeto não teria vingado” afirmou o karateca.
Em 2012 o projeto Força e Ação, participou de todas as etapas do campeonato paranaense de karatê, iniciando com 22 atletas e foi para a grande final que aconteceu  em Capanema em setembro de 2012 com 9 atletas, “competimos com grandes academias do Paraná, contra delegações de até 100 atletas, mas isso não nos intimidou, trouxemos para Tomazina 9 medalhas de ouro, isso para nós não tem preço e para nossos atletas foi uma experiência ímpar que esperamos poder estar repetindo no campeonato que será disputado em nosso município”, afirmou Édina.
O Projeto em Tomazina recebe atletas a partir dos 6 anos e não tem custo nenhum, o trabalho dos professores é voluntário e o aluno entra e já recebe o seu material para participar dos treinos que acontece duas vezes por semana. Fernanda Mota Torres estudante de 12 anos que pretende ser esteticista é uma das alunas do Projeto, “Quero ser faixa preta de Karatê e ser esteticista. Adoro praticar esportes, aqui tenho grandes amigos e amigas, esporte é saúde e a grande importância do Projeto aqui em nossa cidade, é que ele tira as crianças da ociosidade evitando assim que elas possam seguir um mau caminho”, afirmou a adolescente. 
Informações sobre o campeonato de Karatê em Tomazina, fone (43) 3563 11 112. 

npdiario

Nenhum comentário:

Postar um comentário