sábado, 23 de março de 2013

Norte Pioneiro - Parque Tecnológico é oficialmente inaugurado

O Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) inaugurou nesta sexta-feira, 22, o Parque Tecnológico do Norte Pioneiro instalado em Jacarezinho. O local será um ponto de apoio para novos projetos em toda a região, com incentivo do governo estadual.
A primeira etapa do evento aconteceu com um workshop no auditório da antiga FAFIJA, campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) na parte da manhã. Participaram o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, o reitor Eduardo Rando, e o vice-reitor Rinaldo Bernardelli da UENP, o Diretor-Presidente do TECPAR, Júlio Felix, o prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, o presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) e prefeito de Tomazina, Guilherme Cury, além de representantes de toda a região.
Segundo Julio Félix o projeto é ambicioso, mas que tem tudo para ser um sucesso. "Temos um modelo em Curitiba. No local funcionava a criação da vacina anti-rábica e também iremos disponibilizar o Parque Tecnológico Virtual para auxiliar ainda mais este projeto”, enfatiza.
Para Dr. Sérgio é um grande avanço para o município e também todo o Norte Pioneiro, inclusive para o Estado de São Paulo. “Eles explicaram que o TECPAR irá dar o apoio necessário para o amadurecimento da empresa, favorecendo a geração de emprego e também novas ideias”, enfatiza. Além do Tecpar e da UENP, integram o projeto o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae / PR, regional norte), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), prefeitura de Jacarezinho e AMUNORPI.
O edital para incubação no campus do TECPAR em Jacarezinho foi lançado no final de janeiro e oferece 12 vagas para empresas de base tecnológica, seis para residentes e outras seis para não residentes. Ele deverá ser expandido gradualmente por toda a região, com leis de incentivo à inovação e apoio das diversas instituições públicas e privadas envolvidas.





marcosjunior

Nenhum comentário:

Postar um comentário