terça-feira, 19 de março de 2013

Três municípios sofrem perda de empregos no Norte Pioneiro

 Três municípios sofrem perda de empregos no NP
O número de municípios paranaenses que apresentou em 2012 saldo negativo na geração de empregos formais foi maior do que o registrado no ano anterior. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, 75 dos 399 municípios do Paraná tiveram no ano passado mais demissões do que contratações. Em 2011, ao todo 65 municípios tiveram saldo negativo de empregos formais. Em 2010, foram 67 localidades nessa situação. 
No Norte Pioneiro, sofreram perda de empregos Santo Antônio da Platina, Curiúva e São José da Boa Vista tiveram saldo negativos no ano passado.
Em 2012, a grande maioria dos municípios com perda de postos de trabalho era de pequeno porte. A exceção era justamente a primeira colocada no ranking, Araucária, cidade de médio porte localizada na Região Metropolitana de Curitiba, onde a diferença entre contratações e demissões resultou em -7.612 empregos. As maiores perdas no município foram nos setores de construção civil (-5.329 vagas) e serviços (-3.307). 
Segundo Juarez Henrichs, diretor da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o fato de localidades menores representarem a maioria das cidades com saldo negativo de empregos formais traduz a fragilidade econômica dos municípios pequenos: sem sustentação própria, ou dependentes demais de determinadas atividades e portanto mais sujeitos a oscilações de setor. 
''O que temos tentado fazer é sensibilizar o governo no sentido de trazer grandes obras ou proporcionar incentivos fiscais para que investimentos sejam realizados em municípios pequenos ou então em municípios-polos (de microrregiões)'', diz Henrichs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário