Os vereadores Edílson da Luz e Wanderlei Amâncio de Morais participaram nesta semana da reunião do Conselho de Segurança formado no município de Jacarezinho (foto). O encontro tem por objetivo melhorar a segurança dos jacarezinhenses e buscar alternativas para o desempenho dos órgãos públicos perante a sociedade.
“É muito importante estas reuniões onde são tratados assuntos de interesse para toda a sociedade jacarezinhense”, comenta Edílson da Luz. Nas reuniões, além dos vereadores, estava uma representante da prefeitura, policiais militares e civis, e também membros da sociedade.
Um dos tópicos que criou maior discussão entre os presentes foi sobre a construção de uma penitenciária no município. O CDR (Centro de Detenção e Ressocialização) que funciona muito bem nas grandes cidades paranaenses. Os vereadores opinaram contrariamente sobre esta situação. “Sou contra esta situação, até me provarem que isto será bom para o município, eu não votarei a favor”, justifica Edílson.
Durante a reunião também foram colocadas em pauta a lei seca e o toque de recolher para os jovens, com isto haveria maior segurança na rua do município durante a noite. “Não podemos opinar nem a favor e nem contra esta situação, pois iremos debater isto com os demais vereadores e também com a população”, comenta Wandinho.
CARÊNCIA
Enquanto não aprovam a construção do CDR o Norte Pioneiro continuará a sofrer com a superpopulação carcerária. Fugas e condições precárias acontecem na maioria das delegacias da região, incluindo Jacarezinho. Somente com a construção do CDR a situação poderia ser resolvida.
Este centro existe e funcionam muito bem em grandes cidades como Londrina, Maringá, Ponta Grosa e Francisco Beltrão que além de trazer progresso para a região, trouxe empregos diretos e indiretos. Somente na segurança direta dos CDRs trabalham cerca de 200 Agentes Penitenciários. O Estado abriria concurso público para contratar esses profissionais que seriam homens e mulheres daqui do Norte Pioneiro. Além de outros benefícios que a vinda de um CDR traria para a região como mais segurança, mais empregos, mais empresas de prestação de serviços se instalariam em Jacarezinho, como limpeza, alimentação, etc. “É só o vereador dar um pulinho atém Londrina e ver com seus próprios olhos como o CDR funciona e traz benefício para a cidade” disse um morador de jacarezinho.
Veja a lista das carceragens das principais delegacias do Norte Pioneiro:
Jacarezinho - capacidade(24) - ocupação(61)
Sto.A.Platina- capacidade(32) - ocupação(87)
Ibaiti - capacidade(19) - ocupação(60)
Cambará - capacidade(32) - ocupação(72)
Wenc. Braz - capacidade(18) - ocupação(52)
Siq. Campos – capacidade(06) - ocupação(15)
Joaq. Távora - capacidade(06) - ocupação(32)
Rib.do Pinhal - capacidade(08) - ocupação(18
NP Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário