quarta-feira, 29 de julho de 2009

Começa curso para cozinheiros de seis municípios do Norte Pioneiro

A prefeitura de Santo Antônio da Platina, através da Secretaria da Educação, em associação com a Amunorpi, o Sesi e o Sudati, realizam curso de alimentação Cozinha Brasil, específico para as cozinheiras que atuam nas escolas municipais de seis municípios do Norte Pioneiro.

Com a presença da secretária de educação, Maria Laura Rosendo e a prefeita Maria Ana Pombo, que saudou a presença dos participantes, o Cozinha Brasil teve início na segunda-feira às 13 horas, no Tiro de Guerra platinense e vai até o dia 31 deste mês. Dividido em três turnos, pela manhã das 9 às 11h30; à tarde das 13 às 18 horas e à noite das 18h15 às 20h45 conta com 180 pessoas inscritas. Participam do curso as seguintes cidades, além de Santo Antônio da Platina, cada uma com direito a 30 vagas: Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Jacarezinho e Joaquim Távora.

O curso Cozinha Brasil é um programa de educação alimentar criado em 1999 no Estado São Paulo, que tem como objetivo, conforme divulgação dos idealizadores, “promover ações de educação alimentar com vistas a elevar o nível de saúde e qualidade vida das populações, por meio da orientação para a produção e ingestão de uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo”.

Para a nutricionista do Departamento da Merenda Escolar de Santo Antônio da Platina, Cristina Faleiros, a iniciativa agrega valores e conhecimentos na área nutricional. “Ganhamos muito com esse curso. O Cozinha Brasil é uma oportunidade para que possamos obter informações benéficas sobre os alimentos funcionais (que proporcionam benefícios, através de vitaminas, ao organismo), higiene dos alimentos e é ótimo para a nossa formação”.

Durante o curso, os alunos recebem, através de módulos, os seguintes conhecimentos: Introdução à nutrição; Os alimentos e suas funções; Elaboração de cardápios equilibrados; Hábitos alimentares saudáveis; Alimentos funcionais; Preparo e manipulação de alimentos; Planejamento de compras (alimentos próprios para consumo, onde e como comprar); Armazenamento e conservação dos alimentos e preparações culinárias de baixo custo e alto valor nutritivo.

A equipe de ensino é constituída de duas nutricionistas instrutoras, duas auxiliares de cozinha e um motorista. Cada participante ganhou um kit com toca, avental, bloco de anotações e caneta. Os alunos com freqüência de 75% vão ter direito a certificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário