quarta-feira, 18 de maio de 2011

Lançado livro de professora jacarezinhense

Lançado livro de professora jacarezinhense
Aconteceu o lançamento do primeiro livro da professora Ana Lúcia Pereira Baccon sob o título: “O professor como um lugar”. Foi no último sábado nas dependências do Salão Nobre da APP-Sindicato,em Jacarezinho, onde ela recebeu autoridades, colegas e amigos que compareceram para prestigiá-la por mais essa conquista. Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (andamento desde 2007), Ana possui graduação em Ciências pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho – UENP (1992), graduação em Matemática (1994) e Especialização em Educação Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho – UENP (1996).
É mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2005). É professora titular da disciplina de Matemática da rede Pública do Estado do Paraná. Foi chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho (2009-2010) e presidente da APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação – Núcleo Regional de Jacarezinho (2002-2009).
Atualmente é professora de Psicopedagogia da Educação Matemática no Curso de Especialização em Psicopedagogia UENP e recentemente passou em primeiro lugar no concurso de docente para Educação Matemática da UEPG.
Seu livro apresenta algumas reflexões a respeito da formação inicial de professores, através da análise do impacto do estágio supervisionado, em estudantes da licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina. Utilizou-se a metáfora do “professor como um lugar”, juntamente com o referencial teórico psicanalítico, principalmente o lacaniano*, onde o conceito de transferência surge como central, para que se construa esse “lugar”. É mais uma aquisição importante para o cenário acadêmico (a pesquisa), para os docentes da área (reflexão e mudança da práxis), bem como às pessoas interessadas no aprimoramento de seus conhecimentos.



*Jacques-Marie Émile Lacan (1901/1981) foi um psicanalista francês.
Formado em Medicina, passou da neurologia à psiquiatria. Teve contato com a psicanálise através do surrealismo e a partir de 1951, afirmando que os pós-freudianos haviam se desviado, propôs um retorno a Freud. Posteriormente encaminhou-se para a Lógica e para a Topologia. Seu ensino foi primordialmente oral, dando-se através de seminários e conferências. Em 1966 foi publicada uma coletânea de 34 artigos e conferências, os Écrits (Escritos). A partir de 1973 iniciou-se a publicação de seus 26 seminários, sob o título Le Séminaire (O Seminário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário