quinta-feira, 19 de maio de 2011

Wenceslau Braz mobilizada contra a violência infantil

Wenceslau Braz mobilizada contra a violência infantil

Uma iniciativa parou o trânsito do município de Wenceslau Braz, na manhã desta quarta-feira, dia 18. O motivo da mobilização, que reuniu polícia militar e conselheiros tutelares, foi para divulgar a campanha, que acontece todos os anos, no Dia Nacional de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com o tema “Doe sua Voz”, os conselheiros tutelares se reuniram na Rua dos Expedicionários, próximo à prefeitura, com o intuito de alertar a comunidade sobre a importância de manifestar-se contra a violência infantil. Houve ainda panfletagem de material informativo alertando a população sobre a exploração sexual infanto-juvenil.

Em parceria com o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar buscou alertar também as famílias sobre possíveis mudanças de comportamento dos filhos, os quais podem ser gerados por algum tipo de violência.

Segundo a presidente do CMDCA de Wenceslau Braz, Márcia Moreira, há inúmeros casos em que crianças sofrem agressões pelos próprios pais, por diversos motivos. “A população desconhece os inúmeros casos de violência familiar onde muitas vezes, por falta de denúncia, crianças sofrem rejeição, baixa autoestima e acabam até mesmo se envolvendo com drogas e por falta da mão de obra para os pais, eles acabam ‘descontando’ nos filhos seus problemas”, explicou a presidente.

Márcia disse também que as maiores demandas no Conselho são de pessoas necessitadas de cestas básicas. “Temos 24 pessoas responsáveis para supervisionar o trabalho dos conselheiros. O CMDCA está presente em todos os municípios, atuando em prol dos direitos da criança e adolescente, atuando juntamente com o Conselho Tutelar”, disse.

Para melhoria do atendimento da entidade, a prefeitura de Wenceslau Braz disponibilizou recursos para um curso de capacitação que acontecerá em Londrina, no dia 24 de maio (próxima terça-feira), para a presidente Márcia Moreira e para a psicóloga do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, Evilayne Mara da Silva.

Entre os que estiveram presentes na manhã de ontem estavam Rosana Rosa, Rosimeire Córdoba (de Santana do Itararé), Rosi Furini e José Natal dos Santos, conhecido como Zezé, além do capitão da 2ª Companhia da Polícia Militar, Agnaldo Rodrigues Pereira e demais PM’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário