O objetivo foi apresentar aos cooperados os bem sucedidos métodos de produção de leite do agricultor Deoclides Bonardi que, nos três alqueires de terra que tem e com formas simples e baratas de manejo do gado leiteiro, produz 700 litros de leite por dia e tem sido exemplo na agricultura familiar para produtores da região, já que trabalha com a esposa, a filha e o genro.
Mas o que mais chamou a atenção foi a forma como Bonardi alimenta o gado. Em vez de silagem com milho, o produtor utiliza o napier, que é um tipo de capim mais barato e que dá de três a quatro cortes por ano, além de ser resistente à seca. “O napier produz uma grande quantidade de massa verde por hectare e tem custo muito menor em relação ao milho. Embora seja um pouco inferior, ele não altera a qualidade do leite”, explicou o vice-prefeito e secretário de Agricultura de São José da Boa Vista, Wagner Mattos Cardoso, que participou da visita.
Segundo ele, pela crescente valorização do milho, a silagem com esse produto se torna cada vez mais inviável e é necessário que os pequenos produtores busquem alternativas mais baratas e que garantam a produtividade. “O Deoclides [Bonardi] tem conseguido muito bons resultados utilizando o napier, já que diminuiu o custo no manejo com o gado de leite. Nosso principal objetivo foi mostrar aos produtores da Coaflep essa nova opção, porque hoje em dia poucos a utilizam, embora seja uma alternativa viável”, disse Wagner Cardoso.
Além de conhecerem a propriedade e verem na prática exemplos de novas alternativas na produção de leite, os visitantes levaram para casa também exemplos de vida do agricultor Deoclides Bonardi. Ele relatou aos produtores todas as dificuldades pelas quais passou no início do trabalho com gado leiteiro e de sua superação. Do quase fracasso no início ao sucesso atual. “Ele contou quer chegar a produzir 1200 litros de leite por dia nos próximos dois anos”, afirmou Cardoso. “Os produtores voltaram de lá muito motivados.”
No entanto, Bonardi não participa de nenhuma cooperativa de leite e, por isso, tem mais dificuldades, por exemplo, em conseguir preços melhores para seus produtos. Diferentemente dos produtores da Coaflep, que têm a vantagem, como cooperados, de terem sempre veterinários à disposição, crédito rural, inseminação artificial, assistência técnica da Emater, convênios com o Banco do Brasil para o Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS), cursos constantes de capacitação e apoio das prefeituras, que cedem máquinas para fazer silagem e recuperação de estradas.
“Fazendo a visita, os produtores se conscientizaram da importância de fazer parte de uma organização como a Coaflep, porque juntos eles têm mais força. Por isso, é muito importante realizar esse tipo de intercâmbio para que os produtores voltem com mais ânimo para realizar mudanças e buscar novas alternativas em suas formas de trabalho”, ressaltou o vice-prefeito, que lembrou também do apoio dado pelo prefeito Dilceu Bona. “O Bona tem incentivado bastante o desenvolvimento agropecuário de São José da Boa vista e dos produtores da Coaflep. É muito importante esse apoio para que não só os produtores prosperem, mas também a economia do município.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário