quinta-feira, 30 de abril de 2009

Filhos do apresentador Ratinho são condenados por compra de habilitação


A Justiça de Maringá condenou 14 pessoas por compra e venda de carteiras de motorista. Na lista dos envolvidos no esquema de fraude estão dois filhos do apresentador e empresário Carlos Massa, o Ratinho. Os gêmeos Gabriel e Rafael Massa foram condenados a um ano e dois meses de reclusão por falsidade ideológica.

A ação penal do Ministério Público foi proposta em março de 2005. O esquema de fraudes na 13a Circunscrição Regional de Trânsito envolvia o chefe da Ciretran, Dionísio Rodrigues Martins, e quatro examinadores das provas práticas para tirar a carteira de habilitação, além de uma funcionária do setor de legislação. Eles foram condenados por formação de quadrilha e falsidade ideológica. O grupo cobrava dinheiro dos Centros de Formação de Condutores de Maringá para que candidatos fossem aprovados nos exames práticos ou teóricos.

A fraude começou em 2003 e só parou quando o chefe da Ciretran foi exonerado do cargo, em agosto de 2004. Outros funcionários também se envolveram na fraude, direcionando os exames práticos para os examinadores que participavam do esquema.

Os irmãos Massa foram condenados por tirar carteira de habilitação para motos sem fazer aula ou exame prático. Eles moram em Curitiba, mas declararam endereço falso para tirar a carteira em Maringá. Também foram condenadas as donas da Auto-Escola Alvorada, que certificaram que os dois haviam feito aulas práticas. O chefe de operações do Detran na época, José Miguel Grillo, também réu condenado, acertou o esquema com a Ciretran de Maringá. Ele foi à auto-escola para pedir a inclusão dos irmãos como habilitados para o exame e pediu “tratamento privilegiado” aos filhos do apresentador Ratinho.

Foi condenado, ainda, o dono da auto-escola Shalon II, de Paiçandu. A sentença é do juiz da 2ª Vara Criminal de Maringá, Devanir Manchini. Ainda cabe recurso.


CBN Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário