sábado, 2 de maio de 2009

Começa telefonia celular em São José da Boa Vista



 

Entrou em funcionamento na manhã deste sábado, dia 2, a estação Rádio-Base de telefonia celular da TIM, em São José da Boa Vista.

 A instalação do equipamento era uma antiga reivindicação da comunidade e também faz parte do esforço da atual administração municipal. O Executivo Municipal já havia emitido o alvará de autorização para a implantação da torre e da antena desde o ano passado, atendendo solicitação da direção da operadora.

 Segundo informações, através do Ministério das Comunicações, em Brasília, as assinaturas dos contratos das faixas de freqüência licitadas em dezembro levarão a telefonia móvel a mais de 1700 municípios brasileiros, dentre os quais a comunidade boavistense também foi beneficiada. 
Segundo a Anatel – Agência Nacional de Comunicações, a partir da assinatura dos contratos, as empresas terão prazo de dois anos para levar cobertura de celular a estes municípios que ainda não possuem o serviço. São cidades com menos de 30 mil habitantes, onde vivem cerca de 17 milhões de pessoas. 
De acordo ainda com a Anatel, a distribuição dos municípios entre as prestadoras vencedoras do serviço da licitação foi feita de maneira em que a cobertura de terceira geração das 2.740 cidades que correspondem a 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes fossem devidamente contempladas. 
Segundo especialistas no assunto, a realidade atual mostra que o telefone celular não chega a 42% dos municípios do país. 
Isso é justificado em função de que, no mundo capitalista, as pequenas localidades, de baixo poder econômico, não são consideradas atrativas pelas operadoras de telefonia móvel. 
Enquanto a telefonia fixa é definida na legislação como serviço público e as concessionárias têm metas de universalização a cumprir, a telefonia móvel foi classificada como de natureza privada. Com isso, as operadoras não são obrigadas a colocar retransmissoras em locais que não considerem atrativos para o negócio, mas também não têm alguns direitos assegurados pelo governo aos concessionários fixos. 
Dezesseis anos depois do início da implantação do serviço celular no Brasil, a pesquisa da Telebrasil - que reúne os principais indicadores do mercado - mostra que o grau de competição nesse setor é diretamente proporcional à rentabilidade. 
As empresas de telefonia celular concentram-se nos mercados lucrativos em razão da extinção por lei do sistema de subsídios cruzados. Antes da privatização do Sistema Telebrás (ocorrido em julho de 1998) esse subsídio permitia que as empresas custeassem investimentos deficitários com o lucro de outros serviços mais rentáveis. No período estatal, as ligações locais eram custeadas, em grande parte, pelas tarifas interurbanas e internacionais. Assim sendo, é provável que a cobertura de 100% dos municípios brasileiros só aconteça com o aumento do poder aquisitivo da população, que lhe permita pagar pelo serviço ou com o governo assumindo parte do custo. Especialistas afirmam ainda que "As empresas foram até longe demais. Atender pequenas localidades distantes significa ampliar a logística. Isso acaba gerando mais despesa do que receita”. A loja de revenda autorizada e de serviços, localizada em frente ao prédio da Assistência Social de São José da Boa Vista, deverá ser inaugurada e aberta ao público nesta segunda, dia 4. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário