quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mais 253 policiais civis começam a ser treinados na Escola Superior no Paraná



Nova turma de 253 policiais participou, na segunda-feira (25) à noite, da aula inaugural para a Escola Superior de Polícia Civil. Os 13 delegados, 135 investigadores e 105 papiloscopistas aprovados em concurso foram reunidos no Canal da Música. A aula contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, do delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto, e do diretor da Escola de Polícia, Newton Tadeu Rocha. 

“O nosso Estado é o que mais investe em formação e inteligência policial, e o segundo que mais investe em policiamento. Assim como os policiais que já se formaram em nossa escola, receberemos esses 253 novos profissionais para serem treinados com excelência para desempenhar suas atividades em defesa da população paranaense. Em pouco tempo, eles estarão nas ruas reforçando a nossa polícia e combatendo a criminalidade”, disse Delazari.

Os novos alunos foram nomeados pelo governador Roberto Requião vão passar por treinamento intenso de cerca de quatro meses, com média de mil horas/aula. Dentre as disciplinas que fazem parte do currículo de ensino da Escola estão o conceito de polícia comunitária, direitos humanos e legislação, cibercrimes, uso legal de arma de fogo e combate. 

Além disso, assim como os 272 policiais formados em março, os próximos alunos irão receber um treinamento não apenas didático, como também prático. A delegacia-laboratório de aprendizagem policial foi instituída na grade curricular na última fase do curso ,com o objetivo de dar noções práticas do dia-a-dia policial aos novos profissionais. 

“Nossa grade curricular é especialmente estudada e desenvolvida para que os alunos possam vivenciar as atividades do dia-a-dia de um policial. Nossos professores desenvolvem os conteúdos, contribuindo com o melhor dos conhecimentos do ensino policial. Temos certeza que todos os profissionais que se formam em nossa escola chegam preparados nas delegacias para atender a população”, explicou Newton Tadeu Rocha, diretor da Escola de Polícia.

ANSIEDADE – O aluno Ronaldo de Almeida Pavoni, que fará o curso para investigador, afirma que está ansioso pelo início das aulas. “Sabemos que a Escola de Polícia do Paraná é uma das instituições que melhor prepara seus alunos”, disse. 

Franciele Dorocinski e Andreza Gimenez, que são duas dos 105 alunos do curso de papiloscopista, afirmam que estão cientes do seu papel na sociedade como novas policiais. “Queremos melhorar a segurança e contribuir para a melhora gradativa do sistema. Esperamos fazer um trabalho bem feito e contribuir para a segurança da população”, contam.

Assim que os policiais que estão ingressando na Escola terminarem o curso, eles serão distribuídos entre delegacias de todo o Paraná, de acordo com estudos baseados no índice de criminalidade e número de habitantes e de policiais existentes. Este levantamento é feito pelo Geoprocessamento (Mapa do Crime) e determinado pelo secretário.

“Ao ver esses novos alunos temos a certeza de que o trabalho sério da polícia do Paraná terá continuidade. Em muito pouco tempo estaremos comemorando a formatura desses alunos e a população contará com mais policiais nas ruas”, comentou o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto.

TURMAS - Os policiais civis que estão ingressando na Escola foram aprovados em concurso público em 2007. O resultado foi homologado em julho do ano passado, pelo governador Roberto Requião, e a primeira turma fez o curso de outubro do ano passado a março. Foram formados 272 policiais civis, entre 55 delegados, 91 escrivães, 98 investigadores e 28 papiloscopistas.

A próxima turma deve iniciar a Escola Superior de Polícia Civil até o fim do ano, logo que esses 253 alunos se formem. Desta maneira, no total, serão cerca de 800 novos policiais civis nas ruas.

informepolicial.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário