quarta-feira, 17 de junho de 2009

Norte Pioneiro discute educação em Joaquim Távora


Os vereadores, vice-prefeitos e prefeitos de todo o Norte Pioneiro irão participam nesta sexta-feira, 19, de uma reunião em Joaquim Távora. O evento irá acontecer no Salão Paroquial da Igreja Matriz e está sendo organizada pela Mitra Diocesana. "Esperamos a participação de todos", disse o presidente da Amunorpi, Dilceu Bona(foto).

O evento em Joaquim Távora começará às 19h30 com a acolhida dos participantes. Logo após haverá através do evangelho uma fundamentação política e depois a ADEJA irá mostrar os indicadores de cada município da região e seus problemas em relação escolar.

“É um evento muito importante que deverá ter a participação das classes políticas de todas as cidades de nossa região”, comenta o presidente da Câmara de Ribeirão Claro, Carlos Molinis, o Kalé.
A pauta central do evento será a união para melhorias da educação do Norte Pioneiro. Devido ao último Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) as 26 cidades que compõe a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) têm uma média de 4,8, sendo superior a média nacional que é de 4,2. Só que municípios como Jacarezinho (4,1), Cambará (3,9) e Curiúva (3,9) estão com média bem abaixo do índice da região.
O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho geradas pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) com informações sobre rendimento escolar (aprovação), que são coletadas pelo Censo da Educação Básica.
O Índice de Desenvolvimento de Educação Básica expressa, em números, os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica. Esse plano estabelece como meta, que, em 2021, o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde à qualidade de um sistema educacional típico dos países desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário