quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Confirmado "Segundo Tempo" no Norte Pioneiro



O presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, Dilceu Bona se reuniu, em Brasília, com Júlio Filgueira, Secretário Nacional do Desporto Educacional, no Ministério dos Esportes, e recebeu a informação de que a região será beneficiada com o programa federal Segundo Tempo, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. A principal finalidade é a de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.

De cinco mil a seis mil crianças dos 26 municípios do NP serão beneficiadas, afirmou Bona, satisfeito.

O programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas (individuais e coletivas) e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional.

O público-alvo é formado por crianças e adolescentes expostos aos riscos sociais. O Ministério do Esporte fornece materiais esportivos confeccionados pelos programa Pintando a Liberdade e Pintando a Cidadania, que possuem centros de produção em unidades prisionais e em outros espaços comunitários de diversas regiões do Brasil. O material é distribuído de acordo com os quantitativos abaixo.

Bolas: Dez bolas de cada uma das modalidades oferecidas (voleibol, basquetebol, handebol, futsal e futebol de campo) para cada 200 alunos.
Redes: Um par de redes de cada modalidade (1 para futebol de campo, futsal e handebol; 1 para basquete e 1 para a modalidade voleibol) para cada 200 alunos envolvidos.
Uniforme: Um camisa para cada aluno cadastrado.

Os núcleos oferecem reforço alimentar ao público atendido, de acordo com cardápio previamente estabelecido que atenda às recomendações nutricionais adequadas para a faixa etária atendida e devem oferecer também, no mínimo, a prática de duas modalidades coletivas (futebol, futsal, handebol, basquete ou vôlei) e uma modalidade individual (atletismo, natação, vela, tênis de mesa, dança, capoeira, etc.). Para as modalidades coletivas, devem ser formadas turmas de no mínimo 25 e no máximo 40 alunos; Para as modalidades individuais, turmas de no mínimo 10 e no máximo 25 alunos.

A carga horária das atividades distribuídas nos turnos da manhã, tarde ou noite, deve permitir a cada aluno ter acesso a no mínimo duas e no máximo quatro horas de atividade diária, durante três vezes por semana. Alguns projetos oferecem atividades cinco vezes por semana.

Os Núcleos devem oferecer atividades complementares, como reforço escolar, programação cultural e orientação em questões de saúde.


npdiario.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário