sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cerimônia comemora 82 anos da comarca platinense

Cerimônia comemora 82 anos da comarca platinense
Emoção e civismo marcaram, na noite desta quinta-feira, dia 26, a cerimônia solene em comemoração aos 82 anos da instalação da comarca em Santo Antônio da Platina.
Políticos, autoridades ligadas ao judiciário e o Ministério Público, serventuários da Justiça ativos e aposentados,advogados e lideranças compareceram ao evento, apresentado por Carlos Alberto Annunciação.
Quatro momentos de maior enlevo aconteceram seguidamente. O primeiro, na fala do advogado Celso Milani Cardoso, ao lembrar dos tempos do avô e pai, pioneiros do município e as reminiscências históricas do município.
Outro quando a prefeita, durante seu discurso, revelou que  ao transferir documentos oficiais do prédio do executivo para um outro imóvel, foi encontrada a Ata Oficial da Comarca, do dia 24 de maio de 1929, além de outras peças do começo da década de 30. Ela exibiu a relíquia como uma verdadeira joia. A propósito, (não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas, que são palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba), Santo Antônio da Platina é conhecida como Cidade Joia.
No terceiro, a homenagem feita a Júlia Giovanetti, de 93 anos, nascida na cidade paulista de Pradópolis e com vasta prestação de serviço na comunidade.Como platinense “adotada”, foi foliã no Carnaval, ajudou a abrir entidades e se formou na primeira turma do Colégio Estadual Dr.Ubaldino do Amaral. Ela, que estava acompanhada da filha, Vani, recebeu uma placa e um ramalhete de flores, sendo aplaudida de pé.
O quarto instante emocionante foi a breve porém incisiva manifestação de admiração da promotora Maricléia Borio da Silva enaltecendo a homenageada, “mesmo não a conhecendo fiquei com vontade de abraçá-la”, disse.
Ao final, foi entoado o Hino do município.
Estavam presentes a ex-primeira dama Dona Egah Reis, o presidente do legislativo, César Camargo, o ex-presidente Francisco Proença(PPS), a juíza Maristela Carvalho, o tenente coronel Airton Diniz, o tenente Dornellas, a presidente da Subseção da OAB, Sílvia Melo Silva, entre outros.
Após a cerimônia, foi servido coquetel no hall de entrada da câmara, localizada no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário