sábado, 28 de maio de 2011

Filho de farmacêutico de Wenceslau Braz está prestes a assumir um dos cargos mais importantes do Paraná


O procurador-geral do Estado, Ivan Bonilha, confirmou que é candidato à vaga de conselheiro de Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) antes ocupada por Maurício Requião, ex-secretário de Educação e irmão do ex-governador Roberto Requião. Segundo Bonilha, ele é funcionário de carreira do TC desde 1993 e assessor do governador Beto Richa desde 2005.
A eleição na Assembléia Legislativa, que deve haver nos próximos dias, desenha-se fácil, tranquila e sem sobressaltos. Para maior entendimento, Bonilha, além de preencher todos os requisitos exigidos para a função, não possui sequer um adversário em condições de intimidá-lo, tanto tecnicamente quanto politicamente.  Apenas Durval Amaral, Chefe da Casa Civil, poderia promover um confronto, mas o deputado decidiu que se inscreverá na disputa para o lugar do conselheiro Heinz Herwig, mais adiante, quando este se aposentar. Por isso, para a vaga em aberto com a saída de Maurício Requião, o caminho encontra-se livre para Bonilha.
Resta a ele, somente, um desgastante processo judicial. Enquanto isso, Bonilha, que é dono de um amplo leque de apoios em várias legendas, conta ainda com o apoio do governador Beto Richa.
O procurador-geral do Estado, embora cauteloso, fez questão de rebater a tentativa de seu adversário ao cargo, Tarso Violin, de contrariar sua candidatura. Bonilha afirmou que não há nada que o impeça de disputar a vaga, visto que nem o cargo de confiança que ocupa no governo, nem sua assinatura no decreto que anulou a nomeação de Maurício Requião, o tornariam inelegível.
Ivan Bonilha negou que Beto Richa esteja atuando como seu “cabo eleitoral” nesta disputa. “Não há nenhum compromisso com o governador. A única coisa que pedi a ele foi permissão para me inscrever na eleição. “Essa história de que ele vai influenciar é da cabeça das pessoas”, disse.
O pré-candidato a um dos cargos mais importantes do Estado tem fortes ligações com o Norte Pioneiro do Paraná, pois morou durante sua infância e juventude em Wenceslau Braz, onde, Allyrio Ivam Bonilha, seu pai, foi farmacêutico e mantinha uma tradicional farmácia no centro da cidade. Ivanzinho como era conhecido, partiu de Wenceslau Braz para cursar a faculdade, em Curitiba, onde se formou, seguiu carreira e ingressou na vida pública. Hoje, Ivan é considerado o braço direito do governador Beto Richa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário